Após tragédia no Rio Grande do Sul, empresas contratam mais seguro paramétrico

Após tragédia no Rio Grande do Sul, empresas contratam mais seguro paramétrico

Entre 2023 e 2024, houve avanço de até 25% na contratação de apólices paramétricas, aponta o levantamento da Marsh Brasil

Um ano após as históricas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, as empresas vêm buscando, cada vez mais, proteção para seus negócios com a busca por seguros paramétricos, modalidade de apólice estruturada com base em parâmetros de riscos climáticos como excesso ou falta de chuva, vento, sol, temperatura, entre outros.

Na corretora de seguros e consultoria de riscos Marsh Brasil, as contratações desse tipo de seguro cresceram 20% entre 2023 e o ano passado. A procura pela proteção tem sido maior por empresas de agronegócio, geração de energia elétrica e indústria de recursos naturais.

Com o seguro paramétrico, as empresas podem evitar perdas financeiras que variam de 30% a 70% em comparação com a ausência de cobertura para esses riscos climáticos, de acordo com estimativas da empresa.

“Essa tendência de maior procura reflete a crescente conscientização das empresas sobre a importância de se protegerem contra eventos climáticos extremos, e a busca por soluções mais eficazes para mitigar riscos associados às mudanças climáticas”, observa Ângela Lacerda, superintendente de seguro de crédito, garantia e paramétrico da Marsh Brasil.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

Com o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como inundações e secas, segundo a corretora, as seguradoras estão reavaliando seus modelos de risco para se adaptarem a essa nova realidade.

“Com as inundações de 2023 e 2024, e a seca que afetou o Rio Grande do Sul entre 2020 e 2022, o mercado de seguros está em alerta e pode rever as suas tarifas para refletir esses novos cenários de riscos”, diz.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.