Anunciado recentemente como líder na área de Subscrição da AXA no Brasil, Arthur Mitke ganha uma nova missão dentro da companhia: dar continuidade ao desenvolvimento de proteções que agreguem real valor aos clientes. O executivo, que segue responsável pela área de Sinistros, enxerga este momento como a grande oportunidade da sua carreira.
Isso porque os desafios enfrentados pelas companhias na subscrição de riscos crescem à medida que os eventos adversos acontecem com uma frequência maior. No campo, por exemplo, temporais ou épocas de estiagem estão prejudicando a produção. Enquanto isso, no escritório, empresas se sentem vulneráveis com os sofisticados ataques cibernéticos.
A mudança na área de Subscrição acontece no momento em que o plano estratégico de crescimento da seguradora (2023 – 2027) está em curso. Na nova estrutura, Mitke afirma que as soluções ampliadas vão fortalecer o crescimento da companhia nos próximos anos. “Essas mudanças na estrutura organizacional têm como objetivo fortalecer ainda mais nossas bases para sustentar o crescimento previsto até 2027”.
Seguro Nova Digital – Quais são os focos de atuação do cargo que você acaba de assumir?
Arthur Mitke – Neste novo cargo, o foco principal é garantir produtos e serviços cada vez mais alinhados às reais necessidades dos clientes, oferecendo proteção e soluções inovadoras que impactem seus negócios. Seguiremos também aprimorando continuamente a jornada dos nossos corretores oferecendo soluções simples e inovadoras.
SND – Embora tenha assumido o novo cargo, você continua como responsável por sinistros. Como encara ter essas responsabilidades simultâneas?
AM – Vejo esse novo desafio como uma grande oportunidade para integrar ainda mais as áreas e melhorar a experiência do cliente junto a AXA. “Essa integração nos permite adaptar rapidamente nossos produtos e serviços às necessidades e expectativas do mercado, garantindo que nossa oferta de seguros esteja sempre adequada à realidade dos nossos clientes e parceiros.
SND – A subscrição de um risco é a métrica mais importante para uma seguradora precificar o seguro. Em um cenário no qual os riscos estão cada vez mais incertos, como no agronegócio ou em cibersegurança, por exemplo, quais são os desafios dessa área?
AM – No cenário atual, com riscos complexos, enfrentamos desafios de rápida adaptação e precisão analítica. Dados serão cada vez mais necessários para analisarmos riscos e mitigá-los, agindo como parceiros de nossos clientes na área de gerenciamento de riscos. No agronegócio, por exemplo, é fundamental entender o impacto de mudanças climáticas e outros fatores que afetam a produção e a estabilidade.
Em cibersegurança, lidamos com ameaças em constante evolução e precisamos trazer coberturas e serviços que ofereçam proteção eficaz. A solução está na análise de dados e inteligência de mercado, para que possamos avaliar com precisão e ajustar continuamente nossas estratégias de subscrição. Vivemos num cenário dinâmico e em que necessitamos nos adaptar rapidamente às mudanças.
NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP
SND – A AXA tem um plano de crescimento que começou em 2023 e termina em 2027. Como as mudanças de cargo afetam esse objetivo?
AM – Essas mudanças na estrutura organizacional têm como objetivo fortalecer ainda mais nossas bases para sustentar o crescimento previsto até 2027. O alinhamento entre subscrição e sinistros, e o foco em processos eficientes e inovadores, apoiam diretamente nossa meta de crescimento. A integração com a área de operações liderada por Bruno Porte nos ajuda a otimizar processos, enquanto a parceria com a área comercial fortalece o valor percebido pelos clientes, parceiros e pelo mercado.
SND – Para 2025, quais são suas perspectivas em torno da sua área de atuação?
AM – Não só para a minha área, mas vemos um 2025 com avanços significativos para a AXA. Continuaremos avançando na digitalização e automação para otimizar processos tanto de subscrição, quanto de sinistros, sem perder o toque humano. Estamos investindo em tecnologias para proporcionar análises ainda mais precisas e agilizar os processos, tornando nossa operação cada vez mais eficiente e segura. Além disso, vejo nossa área cada vez mais integrada às tendências de ESG, colaborando para um mercado mais sustentável e inovador.
SND – Como você definiria este seu atual momento profissional?
AM – Estou muito feliz e empolgado com o desafio de liderar as áreas de subscrição e sinistros na AXA, uma combinação que me permite ter uma visão estratégica da jornada de clientes e corretores. É extremamente gratificante liderar um time tão competente e comprometido, com quem tenho certeza alcançaremos resultados excepcionais.
SND – Como você avalia o tratamento que a AXA no Brasil tem com seus profissionais?
AM – A AXA no Brasil prioriza o desenvolvimento de seus profissionais, investindo em oportunidades de capacitação e proporcionando um ambiente que valoriza a diversidade e a inovação. Sinto que há um compromisso genuíno com o crescimento pessoal e profissional de cada colaborador, o que nos inspira a dar o nosso melhor em cada projeto.
SND – Como você define sua nova missão na seguradora?
AM – Minha missão é continuar desenvolvendo soluções que agreguem valor para nossos clientes, corretores e parceiros, sempre com o olhar voltado para inovação e excelência, fazendo com que o futuro não seja um risco. Acreditamos que essas mudanças fortalecerão ainda mais nossa operação e contribuirão para um futuro de crescimento e sustentabilidade para a AXA no Brasil.