AXA no Brasil dobra carteira de seguro de transportes

AXA no Brasil dobra carteira de seguro de transportes

Com foco em gestão de risco, abordagem proativa e parcerias transformam a empresa em referência no atendimento a contas de transportes de cargas

A AXA no Brasil tem se destacado no mercado de seguros de transportes. No último ano, esteve entre os três melhores resultados do mercado nessa linha. Isso porque, desde 2018, a empresa trouxe uma abordagem mais robusta em gerenciamento de riscos para a sua carteira, resultando em um aumento expressivo nos prêmios emitidos – de R$99 milhões em 2019 para uma expectativa de R$210 milhões até o fim de 2024.

Denis Maelaro, Head de Marine da AXA no Brasil, liderou essa mudança estratégica ao realocar a área de Gerenciamento de Riscos da área de Sinistros para a de Subscrição. Essa reorganização foi decisiva para criar maior sinergia entre analistas e subscritores. A abordagem diferenciada da companhia combina experiência em seguros com profundo conhecimento operacional do transporte. Desse modo, a empresa aposta na criação de SLAs para gerenciadoras de riscos. A companhia, contudo, traz esses parceiros importantes para o debate no momento de um sinistro e compartilhando responsabilidades.

“Buscamos especialistas que conhecem o dia a dia da seguradora e, mais importante, entendem o funcionamento prático do transporte”, explica Maelaro.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

Para ele, dois cases ilustram o sucesso dessa estratégia. “Um cliente sofria com o desvio de carga, atingindo 111% de sinistralidade. Após um trabalho de revisão em toda a cadeia logística do segurado, conseguimos reverter o cenário para um resultado de 38%. Em outra conta com um histórico negativo por conta da alta frequência de sinistros, no último período vigente, fizemos algumas avaliações e implantações, o que gerou apenas um caso de furto”, diz.

Atualmente, essa abordagem de gestão de riscos é aplicada nas linhas de Transportes, Property e SME. Por fim, existem planos de expansão transversal para outras linhas de negócio. “A gestão de riscos está no DNA da AXA. Além de um ambiente de excelência técnica bem forte, mostramos muita qualidade na análise dos riscos e incluímos, em nossa proposta de seguro, a análise de especialistas que fornecem possíveis pontos de exposição e sugestões para minimizá-las, gerando melhorias na qualidade do risco e mitigação das exposições”, conclui Maelaro.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.