‘Seguro de transporte carece de corretor especializado’

‘Seguro de transporte carece de corretor especializado’

Mercado consolidado e promissor tem dificuldade para despertar o interesse do principal canal de distribuição de seguros do país

O setor de seguro de transporte arrecadou R$ 1,9 bi no acumulado até abril deste ano. O número representa um aumento de 5,1% se comparado aos quatro primeiros meses do ano passado, segundo dados da CNseg. Embora o segmento reporte resultados positivos anualmente, ele ainda é incapaz de despertar o interesse do seu principal canal de distribuição: o corretor de seguros.

Segundo o Gestor Comercial da Insert Seguros, Cláudio dos Santos, o seguro de transporte possui pouca mão de obra especializada responsável pela comunicação com o cliente final. “Nota-se uma ausência significativa de corretores especialistas atuantes no mercado”. O executivo atribui essa escassez à singularidade e ao dinamismo do ramo “que requer um pleno conhecimento de causa e efeito nas operações, além de exigir uma familiaridade das suas implicações”.

Por outro lado, Santos lembra que é um ramo promissor, sobretudo porque tem importantes oportunidades de negócios. Segundo ele, são diversos tipos de demandas, além de necessidades operacionais. “Sendo assim, uma excelente assessoria faz toda a diferença”, pondera.

Cerca de 125 mil corretores estão ativos no Brasil, entre pessoas física e jurídica. Atualmente, os profissionais são a principal força de distribuição, representando 80% das vendas de seguro em território nacional.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

A crucial especialização no seguro de transporte

O Gestor Comercial da Insert defende que os corretores precisam se especializar para atuar no segmento. Isso porque, de acordo com ele, somente um especialista tem a capacidade de entender todas as necessidades dos seus clientes. “Identificando pontos de melhorias nas condições e apresentando as melhores soluções e coberturas para atendimento de suas operações”.

Para um profissional generalista, ou seja, acostumado a trabalhar com um portfólio diversificado, o seguro de transporte pode não ser uma boa ideia. Na avaliação de Santos, somente um corretor especialista é capaz de focar nas particularidades e na diversidade de operações para atender seus clientes com excelência.

Por isso, Santos conta que a Insert possui uma equipe preparada para desenvolver corretoras que procuram organizar parte ou toda sua operação para o segmento de transporte. A empresa possui 18 anos dedicados à atuação em seguro de cargas e, recentemente, passou a auxiliar outras corretoras. “O time Insert é composto por verdadeiros especialistas plenamente capazes de auxiliar as empresas a terem excelente atuação nesse segmento”, conclui.




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.