Axur lança campanha para denúncia e remoção de sites que promovem informações falsas

Axur lança campanha para denúncia e remoção de sites que promovem informações falsas

Desde ontem, 31, o site axur.com/quarentenasemfraudes está disponível para denúncia de fraudes relacionadas ao coronavírus. A iniciativa da Axur, empresa brasileira de monitoramento e reação a riscos digitais, nasceu para evitar que a população seja explorada por fraudadores da internet.

Com o Quarentena sem Fraudes, qualquer pessoa poderá fazer denúncias. Os links em nome de organizações oficiais – entidades governamentais, instituições sem fins lucrativos e/ou OMS – serão avaliados por uma equipe dedicada da Axur, a fim de identificar esses sites que promovem informações falsas ou visam aplicar algum golpe na população. Por fim, se confirmada a fraude, todos os esforços necessários serão feitos para que o site seja retirado do ar.

“Vivemos atualmente um momento crítico no mundo, onde o isolamento social passou a ser a melhor forma de segurança e contenção da propagação do tão temido novo coronavírus. Com isso, as compras on-line, o trabalho remoto e todas as interações virtuais passaram a ser mais frequentes, inclusive para quem não tinha esse hábito antes. Com mais pessoas conectadas e mais fraudes sendo espalhadas, o risco das pessoas caírem em golpes, infelizmente, acaba aumentando.”, comenta Fábio Ramos, CEO da Axur.

Leia também:

Projeto inclui morte causada por epidemia na cobertura de seguro de vida

As fraudes pela internet mudaram o foco e diversos sites estão se passando por órgãos oficiais para se aproveitarem da fragilidade da população nesse momento de crise, muitas vezes fingindo vender produtos que poderiam ser úteis, mas que na verdade são fraudes ou golpes durante o período de quarentena. Por isso, a Axur está liderando a iniciativa voluntária com o intuito de retirar do ar todos os sites que fingem ser entidades governamentais e trabalham na contramão da batalha contra o vírus.

“Não é justo que cada vez mais brasileiros sejam vítimas dos criminosos digitais, principalmente no atual cenário em que vivemos. Tivemos essa ideia de criar o Quarentena sem Fraudes exatamente para diminuir esse número. O intuito do site é que todos se unam para denunciar todo e qualquer site que seja fraude. Isto está em linha com nossa missão de tornar a internet um lugar mais seguro”, comenta o executivo.

Além das práticas já tradicionais de phishing, os criminosos digitais estão agora compartilhando informações verdadeiras já mencionadas por órgãos oficiais, como é o caso das mensagens sobre benefícios que ainda estão sendo estudados pelo governo, mas que não tiveram um lançamento oficialmente. No entanto, os links originais são alterados para sites que direcionam para o cadastro dos usuários e, automaticamente, para o roubo das informações. Os domínios com o nome da instituição atrelados às palavras “relacionamento” e “oficial” são dois dos mais utilizados para esse tipo de golpe.

Por fim, a Axur listou também algumas dicas principais para ajudar a população na verificação de uma possível fraude, ou não:
  • Compre em sites confiáveis: Desde as compras de supermercado, com o álcool gel incluso, até roupas e sapatos, lembre-se sempre de entrar diretamente no site da empresa, digitando a URL no navegador, e comprar nos sites que já são conhecidos. Aquele termo “bom demais pra ser verdade” cabe exatamente nos casos das promoções relâmpago que aparecem nas redes sociais das marcas. Se gerou dúvida, entre diretamente no site da empresa e cheque se essa promoção existe mesmo.
  • Não cadastre seus dados em tudo: Antes de cadastrar os dados, confirme se é um site de confiança. Nessas horas, é bom inclusive checar nos sites de reclamação se já há algum registro de outros usuários.
Contudo, você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.