Bais Seguros Corporativos: o elo facilitador entre seguradores e corretores

Bais Seguros Corporativos: o elo facilitador entre seguradores e corretores

Patrícia Bais, Diretora Executiva e Co-fundadora, e Flávio Siqueira, Diretor de Marketing & Comercial e Co-fundador.

Empresa completa cinco anos de mercado fidelizando a parceria entre corretores e companhias de seguros de grandes riscos

O Departamento Comercial é o coração de uma empresa e sempre foi imprescindível para estreitar o relacionamento entre Seguradoras e os Corretores de Seguros, principal canal de distribuição de distribuição das companhias. Considerando a dinâmica do mercado segurador e suas mudanças constantes de legislação e atualização de produtos é sempre possível aprimorá-lo ainda mais.

Atentos a essas transformações, o casal de executivos Patrícia Bais e Flávio Siqueira fundaram a Bais Seguros Corporativos em 2017. Como o nome já propõe, a empresa, original de Brasília, é especialista em seguros de linhas financeiras e responsabilidade civil e Profissional, sendo responsável por estabelecer uma conexão entre seguradoras e corretores. “Ao invés de ter um departamento comercial, a companhia fecha a parceria com a Bais e nós oferecemos uma regional para a seguradora sem vínculo empregatício”, conta Patrícia.

Nesse sentido, a Bais se torna uma gestora comercial, responsável em estimular os corretores a gerar negócios com os produtos desenvolvidos pelas seguradoras. Esse ambiente facilitador é formatado por meio da condução das cotações, visitas, treinamentos e apresentação dos produtos ofertados pelas companhias.

Segundo Patrícia, hoje Diretora Executiva da empresa, o modelo proposto por ela contribui para a expansão dos seguros corporativos ao incentivar que os canais de distribuição se tornem especialistas nesse ramo. “O papel da Bais é fundamental nesse meio de campo. Como facilitadores, nós otimizamos o papel das corretoras ao proporcionar uma visão panorâmica da seguradora e seus produtos, dessa forma o corretor foca em fazer o que mais sabe: prospectar, entender as necessidades de cada cliente e fechar negócios”, explica.

Segundo o Sistema de Estatística (SES) da Susep, os seguros de linhas financeiras crescem anualmente no Brasil. O Seguro de Responsabilidade Civil E&O, por exemplo, saltou de R$ 308 milhões em 2016 para R$ 465 milhões em 2020, no valor do prêmio. Enquanto isso, os sinistros ficaram entre R$ 97 milhões e R$170 milhões, mostrando a importância que o seguro vem adquirindo no cenário nacional.

Na análise da diretora executiva da Bais, o segmento continuou pujante mesmo diante dos desafios decorrentes da pandemia.  “Muitas empresas do setor de serviços fecharam nesse período pandêmico, mas em contrapartida o mercado segurador teve uma visibilidade maior. Logo, houve um aumento no número de corretores e na busca por linhas de negócios voltadas para empresas e negócios. Um importante avanço para disseminação da cultura dos seguros em nosso país, mas devemos sempre pontuar que além de conhecer os produtos, o papel do corretor é prestar um serviço com diligência e prudência. Por isso, a necessidade de construir e manter bons relacionamentos no mercado segurador.”, pondera.

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A executiva alerta que os produtos das linhas financeiras têm suas peculiaridades. Por isso, segundo ela, eles precisam da qualificação dos consultores. “O Seguro Garantia, por exemplo, é complexo e demanda maior conhecimento técnico dos profissionais. Propondo treinamentos e apoio operacional, a Bais especializa, fideliza e cria um ambiente saudável com os corretores”.

Força do empreendedorismo

O atendimento digital é adotado por diversas empresas do mercado. Porém, saber mesclar a eficiência online com a experiência humanizada é um desafio para a maioria delas. Patrícia garante que durante os cinco anos de história, a Bais sempre esteve atenta a essas particularidades, unindo a tecnologia com o fator humano para entregar a melhor experiência aos seus clientes.

“O mercado vem se digitalizando e melhorando seus processos a fim de entender as exigências do consumidor. É um setor dinâmico, sempre com muitas mudanças, sobretudo dos profissionais, que estão mais experientes e com vontade de empreender”, analisa.

A executiva é um exemplo de que a onda do empreendedorismo não é passageira, mas sim uma tendência. A Bais foi fundada após Patrícia ter atuado durante 15 anos no mercado segurador em corretoras e seguradoras renomadas. Essa iniciativa do novo negócio se tornou mais possível graças à união das forças entre a diretora e o corretor Flávio Siqueira, que hoje é Diretor de Marketing & Comercial da empresa.

“Apesar de ter espírito empreendedor, nunca tive um negócio antes da assessoria. As coisas foram acontecendo e se tornando reais com a contratação dos primeiros colaboradores. Enquanto isso, o Flávio ajudou a normatizar a empresa, saindo de um contexto autônomo para uma operação estruturada”, lembra.

“É um grande feito”, comemora co-fundadora pelos cinco anos da Bais. “Não é fácil empreender, ainda mais crescer pontualmente em todos os anos até aqui. Estamos nos posicionando cada vez mais fortes no mercado de seguros”, finaliza.

Leia, por fim, a 22ª edição da revista:




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