Novo CEO da Berkley Brasil Seguros promete relacionamento estreito com os corretores

Novo CEO da Berkley Brasil Seguros promete relacionamento estreito com os corretores
Luciano Calheiros aposta na capacitação dos parceiros de vendas para tornar a sociedade mais atraída pela indústria de seguros

A Berkley Brasil Seguros, membro um dos maiores grupos seguradores dos Estados Unidos anunciou recentemente a chegada de Luciano Calheiros como CEO da operação da companhia no Brasil. O executivo, que possui 25 anos de experiência no mercado, definiu duas metas iniciais: planejar o retorno gradual dos colaboradores ao escritório e definir estratégias para facilitar o cotidiano dos corretores de seguros.

Em sua primeira entrevista após chegar à companhia, o executivo também avaliou as ações da Susep que buscam flexibilizar o funcionalismo do mercado segurador, tornando-o transparente e mais acessível.

Seguro Nova Digital – Neste período de pandemia, a Berkley Brasil Seguros seguiu atendendo às expectativas do mercado com seus lançamentos de produtos. Como você pretende dar continuidade a essas movimentações?

Luciano Calheiros –  Sempre acompanhei a Berkley. É uma seguradora que atingiu um patamar importante no mercado global. Por isso, pretendo permanecer, junto com a equipe, diversificando produtos. Daremos continuidade a proteções que tenham aderência à nova realidade de mundo, entendendo as mudanças do consumidor para disponibilizar seguros apropriados.

SND – Quais são as primeiras estratégias que serão adotadas para encarar este momento conturbado?

LC – Estão definidos dois pilares estratégicos. Atualmente, toda a equipe opera de maneira remota e mantém bons números. Porém, o ser humano é social por natureza, e a Berkley, prezando por isso, seguirá recomendações do Governo de São Paulo e do Ministério da Saúde para voltar gradualmente e com segurança ao escritório.

O segundo pilar é definir operações mais eficientes a fim de oferecer soluções que facilitem o cotidiano dos corretores de seguros e, consequentemente, promover proteções mais acessíveis para os clientes.

SND – A Berkley Brasil Seguros é uma seguradora especialista e vem ampliando sua atuação em Seguro de Eventos. Como você enxerga o potencial dessa carteira?

LC A companhia tem um grande viés de inovação. Com certeza, o Seguro de Eventos tem potencial no mercado e possibilita que o corretor aumente suas oportunidades de venda. A Berkley tem a característica de ouvir seus parceiros. Muitos produtos vieram da demanda dos profissionais.

Mesmo assim, queremos continuar crescendo nos seguros que somos especialistas: Transporte, Seguro Garantia e Responsabilidades em geral.

SND – Qual será o nível de importância que a sua gestão dará para os corretores de seguros?

LC Eles (corretores) são nosso principal canal de distribuição. Desta forma, oferecemos capacitação em meio a um ambiente competitivo. Sempre buscamos simplificar o trabalho dos profissionais com o intuito de melhor prepará-lo para iniciar suas vendas, identificando, inclusive, nichos ainda pouco explorados.

SND – Em tempos digitais, qual é o nível de relevância do atendimento humanizado?

LCO papel consultivo de um corretor muda tudo. Cada vez mais esse profissional se transforma em especialista. Isso faz toda a diferença, pois permite o desenvolvimento de outras carteiras com base nas necessidades do consumidor atual.

SND – No seu ponto de vista, o tema ‘seguros’ ainda é um tabu no Brasil?

Leonardo Calheiros - Berkley

 

“A penetração de seguros já existe em alguns poucos segmentos, mas ainda precisa avançar muito”

SND – O que deve ser feito, então, para mudar essa cultura?

LC – Um dos principais pontos é trazer maior flexibilidade nas leis do mercado. Ressalto o trabalho que a Susep vem fazendo nos últimos anos, passando por uma reorganização. A nova gestão, inclusive, tem o olhar de popularizar a contratação de seguros.

Essa inovação deve passar em todos os aspectos. O esforço para dar transparência ao mercado é essencial para acabar com qualquer tipo de má impressão que o consumidor tenha com a indústria. O mercado de seguros oferece um retorno financeiro muito grande à sociedade.

SND – Com o crescimento no número de pequenas e médias empresas é possível desenvolver produtos especiais para esse público?

LC – Para criar proteções especificamente para esse público é necessário que o corretor ouça as dores dos seus clientes. A partir disso, os produtos serão desenhados para o perfil de cada empresa, desenvolvendo soluções com base nas dificuldades da pequena e da média empresa.

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