CESB completa dois anos estimulando a participação de executivas no mercado segurador

CESB completa dois anos estimulando a participação de executivas no mercado segurador

Fundado por Regina Lacerda em novembro de 2020, o Clube das Executivas de Seguros de Brasília conta com 111 associadas engajadas em promover debates sobre igualdade de gênero no ambiente de trabalho

No dia 20 de abril de 2017, Regina Lacerda, CEO da Rainha Seguros, abriu um grupo na internet com a pretensão de formalizar uma instituição que representasse as executivas de seguros de Brasília. Inicialmente, o interesse do público foi baixo: nos primeiros três anos, o grupo constituído por cerca de 20 mulheres pouco se movimentou. A falta de assunto, porém, não desanimou a idealizadora, que apesar da agenda de compromissos, nunca deixou o propósito de lado.

O quadro mudou quando o mundo teve que encarar a maior crise sanitária da história, a pandemia de Covid-19. Com o isolamento social, as relações presenciais ficaram restritas a pessoas do mesmo convívio ou para os trabalhadores usuários de transporte público. “Em dois anos, o setor evoluiu dez”, destaca Regina. Enquanto o prazo para o fim da pandemia continuava incerto, o grupo ganhava mais integrantes. “Era angustiante não visitar umas as outras e o grupo de whatsapp facilitou essa comunicação de mulheres para mulheres”, lembra.

Regina afirma que a pandemia sobrecarregou as mulheres que se depararam com compromissos profissionais e domésticos se misturando na sua jornada diária. “A mulher ficou extremamente sobrecarregada, pois ela tem a características de fazer tudo bem feito. Apesar de ser muito acolhedora, ela também precisava ser acolhida conversando com pessoas que viviam a mesma realidade”. A partir de 2020, o grupo passou a reunir 160 profissionais de seguros de boa parte do Distrito Federal.

Formalização

Na contramão dos três anos anteriores, a movimentação das profissionais deu ritmo ao grupo e reacendeu o desejo de criar o primeiro clube de executivas do setor de seguros brasiliense. Durante sua trajetória no mercado, iniciada em 1989, a CEO da Rainha Seguros ouviu comentários inoportunos disparados por agentes de um setor composto majoritariamente por homens. 

“Podemos identificar, ainda hoje, certas falas machistas dentro das empresas. Ouço executivas sendo chamadas apenas de ‘meninas’, por exemplo. Por que não nos chamam de executivas, já que também exercemos cargos importantes e os tratamos como ‘executivos’?”, indaga. Por isso, ao pensar no nome do clube, Regina fez questão de utilizar a nomenclatura ‘executiva’ para dar corpo ao Clube das Executivas de Seguros de Brasília.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Após um ano de dedicação, o CESB, enfim, foi fundado em Assembleia Geral realizada de maneira híbrida, com a participação de importantes personalidades do mercado de seguros, como Cláudia Cândido Diniz, ex-presidente do Sincor-PE e sócia diretora da CWR Bertier Corretora de Seguros. Na ocasião, Regina foi eleita presidente do clube para o triênio que se iniciou em janeiro de 2021, junto com um corpo diretivo composto por 30 executivas.

CESB promove capacitação de executivas

Um dos principais propósitos do clube é qualificar as executivas e impulsionar o acesso delas a cargos de liderança em empresas do mercado de seguros. Para isso, o CESB oferece benefícios como programas de capacitação e de treinamento, convênio de benefícios em oficina mecânica e salões de beleza e descontos em eventos culturais. 

Regina destaca a parceria do clube com importantes instituições de ensino do mercado, como a Escola de Negócios e Seguros (ENS) e a Conhecer Seguros: a associada terá 20% de desconto nos cursos oferecidos pelas escolas. “Além disso, a partir de 2023, as associadas vão ganhar o ‘Selo Executiva’, que vai identificar o seu vínculo com o CESB e destacar sua corretora das demais”.

As lives com a participação de executivas de todo o Brasil já se tornaram uma tradição no clube. O conteúdo apresentado se conecta com o público por meio de assuntos atuais e ajuda a projetar nacionalmente o CESB. “Essas iniciativas desconstroem a imagem de que só o eixo Rio-São Paulo contribui para o desenvolvimento do mercado segurador. Hoje o CESB é o maior clube de executivas de seguros do país”, destaca.

Para se tornar uma associada, a candidata precisa estar atuando no mercado de seguros e fazer um investimento anual de R$ 240,00 para ter acesso aos benefícios exclusivos.

As histórias de grupos na internet que se tornaram grandes organizações são cada vez mais comuns na comunicação digitalizada do século XXI. Regina Lacerda, além de fundar o CESB a partir desse panorama, escreve mais um importante capítulo da sua vida profissional.

Leia, por fim, a 28ª edição da revista:




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.