Cilia: a vanguarda tecnológica do ecossistema automotivo

Cilia: a vanguarda tecnológica do ecossistema automotivo

Da esquerda para a direita fundadores da Cilia: Douglas Camargo, Daniel Barbosa e Leonardo Lobo

Os bastidores da Cilia, startup que revolucionou o sistema de orçamentação por meio de fotos do veículo e hoje desempenha um papel estratégico em gigantes companhias, como Tokio Marine e Bradesco Seguros, e em mais de 5.500 oficinas espalhadas pelo país

Reportagem publicada, originalmente, na 50ª edição da revista.

Perito e representante das companhias de seguros dentro das oficinas, sr. Jaime atuou no período em que tudo na indústria seguradora era organizado com uma pilha de documentos e resolvido exclusivamente pelo suporte presencial. À época, em suas intermináveis visitas, vez ou outra carregava consigo o seu filho Daniel, que mais tarde viria a revolucionar o setor de reparos automotivos.

Anos depois, ao ingressar numa prestadora de serviços para seguradoras, o jovem Daniel trilhou o caminho do seu pai. O seu desenvolvimento profissional acarretou na responsabilidade de coordenar mais de 200 reguladores de sinistros em todo o país. Ele percebeu, nesse período de atividade, que o mercado de reparação estava carente de soluções tecnológicas.

“Senti a necessidade de quebrar paradigmas” 

Daniel Barbosa é fundador e CEO da Cilia, startup goiana pioneira em tecnologia para o setor fundada em 2012. A proposta foi inovadora: gerar um orçamento técnico através de fotos do veículo. O executivo recorda que, diante de olhares desconfiados e até julgadores, criou uma ferramenta que já gerava 70% do orçamento automaticamente, um avanço naquele momento.

Inicialmente, a empresa criou um software acessível em navegadores, um movimento altamente bemsucedido, impulsionado especialmente pelo início da popularização dos smartphones no Brasil.

A iniciativa aumentou a participação das seguradoras em diversos estados. Atualmente, o sistema é utilizado por mais de 5.500 oficinas.

Transição para o digital

Antes da Cilia ser criada, as empresas utilizavam um sistema offline para sincronização de dados. Isso gerava morosidade na transmissão de informações e problemas relacionados à falta de padronização, além da perda de processos importantes, dores que a startup absorveu.

Leonardo Lobo, um dos fundadores e CIO da Cilia, entendia quais eram as lacunas que esse processo deixava. Desse modo, o foco estava em otimizá-los dentro das companhias e melhorar a vazão e a velocidade de atendimento das demandas, “iniciativa fundamental para o sucesso de uma empresa de tecnologia no mercado”, salienta Lobo.

“Quando o sistema Cilia entrou no modo online, as seguradoras passaram a ter confiança suficiente para permitir que as próprias oficinas realizassem orçamentos. Isso trouxe maior interação entre as oficinas, as seguradoras e os reguladores”, destaca o executivo.

Com o tempo, a tecnologia empregada pela Cilia incorporou novas necessidades de mercado e adicionou Inteligência Artificial. Hoje, a empresa desenvolve cerca de 350 modelos de IA, alcançando mais de 95% de assertividade. As ferramentas estão otimizadas tanto para o atendimento ao segurado quanto ao terceiro.

A IA da plataforma é capaz de compreender descrições de sinistros, ajudando a determinar rapidamente quem é o responsável pelo incidente. Além disso, ela realiza uma análise da cobertura da apólice e da subscrição, otimizando o processo de gestão de sinistros de ponta a ponta.

O desenvolvimento tecnológico na startup é o resultado da forte intervenção humana com a equipe liderada por Douglas Camargo, fundador e CTO da Cilia. “A proposta de agregar mais tecnologia ao mercado visa melhorar a agilidade dos processos, o que é desafiador, mas, ao mesmo tempo, é mais eficaz e escalável”, avalia o executivo.

Pioneira na inovação

Em 2023, a startup recebeu um aporte de R$ 110 milhões liderado pelo fundo Clound9 Capital. Na avaliação do CEO da empresa, o investimento foi responsável por estreitar ainda mais o relacionamento com as companhias seguradoras e com as oficinas.

A empresa está envolvida em parcerias estratégicas que visam inovar ainda mais o setor.

Além da interlocução direta em companhias de ponta no mercado como a Bradesco Seguros, a startup desenvolveu um notável projeto com a Tokio Marine: a IA PRO, uma ferramenta para regulação de sinistros. A iniciativa, em poucos minutos, eleva a precisão na orçamentação e reduz o tempo de resposta para o ecossistema de seguros. Em 2024, o sistema foi um marco e passou a ser amplamente adotado pelas seguradoras.

Um dos desafios comuns no ecossistema automotivo era o reconhecimento dos novos modelos de veículos. O CTO da Cilia explica que a solução foi o uso de dados sintéticos, um trabalho que amplia a precisão na análise de peças que necessitam de reparo. A ferramenta inovadora foi desenvolvida em conjunto com o Centro de Inteligência Artificial da Universidade de Goiás (CEIA-UFG).

“O sistema cria modelos 3D de carros recémlançados, permitindo que o sistema tenha acesso a imagens de todos os ângulos, mesmo antes de o veículo estar fisicamente disponível”, explica Camargo.

A iniciativa rendeu à startup o prêmio Embrapii — Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial de 2024.

A utilização dos dados sintéticos com essa finalidade é um grande marco no setor automotivo e de seguros. A técnica desenvolvida não só resolve um problema imediato, mas também abre caminho para outras pesquisas, pois permite acriação de exemplos e a maior precisão no reconhecimento de objetos e dados.

A expertise tecnológica da Cilia é a base que vai sustentar a diversificação dos benefícios para seus clientes daqui para frente. O CEO da startup adianta que em 2025 vai lançar a antecipação de crédito para oficinas. “Normalmente, são as primeiras a pagar e as últimas a receber”. Babosa explica que a nova solução pode antecipar o valor necessário para a compra de peças, sem depender dos prazos das seguradoras.

“Isso melhora o fluxo de caixa das oficinas e as torna mais ágeis no atendimento ao cliente”.

Além disso, a startup vai plugar um estoque a mais de dois mil distribuidores e concessionárias no país para ampliar o leque de opções para oficinas. O intuito é de criar uma rede mais conectada e facilitar o acesso a peças e a serviços de diversos fornecedores, reduzindo o custo e ampliando o leque de distribuição.

Por fim, está no escopo da Cilia ter um sistema que gerencie todas as etapas do trabalho da oficina, proporcionando eficiência operacional. Na avaliação do CEO, essa movimentação é crucial para tornar essas empresas mais ágeis e focadas no atendimento ao cliente, enquanto o sistema lida com a parte administrativa.

Desse modo, o pioneirismo da Cilia no setor é resultado de um árduo trabalho que a startup vem desempenhando nos últimos anos. Um pedaço dessa transpiração é inspirado no Sr. Jaime, um importante profissional do mercado de seguros que vê seu legado sendo seguido pelo líder de uma empresa que está revolucionando o setor.







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