Para ter uma corretora de sucesso, não basta apenas fazer vendas. É preciso saber fidelizar seus clientes e mantê-los por perto
Sabe aqueles estabelecimentos que estamos acostumados a frequentar e não trocamos pela concorrência? É comum que nós tenhamos o costume de cortar o cabelo sempre no mesmo local, justamente por termos a certeza da qualidade do serviço, pelo bom relacionamento com o cabelereiro e pelo preço justo. Um trabalho feito com excelência é o inimigo número 1 da concorrência!
E não se engane: está cada vez mais difícil fidelizar clientes no mercado de seguros. O avanço das insurtechs está permitindo que corretoras automatizem suas tarefas diárias, digitalizando documentos e economizando tempo. Com essa possibilidade oferecida pela tecnologia, se torna mais fácil fortalecer o relacionamento com clientes.
Porém, quais as melhores maneiras de fidelizar seus clientes? Qual a importância do marketing digital nesse processo? Quais os métodos de contato mais eficientes? Separamos algumas dicas para você.
Jamais deixe o segurado sem respostas
Pesquisas mostram que graças ao avanço das redes sociais e serviços online, nós estamos cada vez mais sem paciência. Logo, é extremamente necessário que você dê uma resposta o mais imediata possível para o cliente (ou lead) que entrar em contato. Obviamente, ninguém está disponível 24 horas por dia para responder questões dos segurados. Por isso, conte com ferramentas auxiliares para trazerem respostas automáticas em momentos que você estiver indisponível.
O WhatsApp Business é um app gratuito que possibilita a programação de respostas automáticas para os horários em que você estiver offline. Por exemplo, vamos dizer que você trabalhe das 8h às 19h. É possível deixar mensagens prontas que serão enviadas para qualquer um que entrar em contato fora do horário de expediente. Assim, o cliente não sente que está sendo ignorado!
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Mostre que você se importa
O elemento decisivo para fidelizar um cliente é demonstrar um real interesse nele. De tempos em tempos, solicite feedbacks sobre seu serviço para os seus segurados. Além de mostrar interesse em evoluir, garantir ao cliente que a opinião dele realmente importa e fortalecer seu relacionamento, você ainda ganha aspas relevantes para utilizar em seu site.
Coloque na página inicial do seu website os melhores depoimentos a respeito da sua corretora de seguros. Essa é uma prova social que mostra credibilidade e que você realmente oferta aquilo que promete.
Contato frequente
Se você está atento a sua caixa de e-mails, perceberá que rotineiramente você recebe mensagens de empresas das quais é cliente ou já deu seu endereço eletrônico em alguma ocasião. Esses e-mails são planejados para que você não se esqueça dessa marca, para que ela esteja na sua mente frequentemente.
Tenha uma rotina de e-mails frequente e eficiente para enviar aos seus contatos. Envie notícias sobre o nicho que os interessa, cupons de descontos, novidades sobre sua corretora e principalmente, felicitações em datas importantes como Natal, Ano Novo e Aniversário. Mas lembre-se: não seja chato. É preciso ter um equilíbrio entre o corretor ausente e o corretor inconveniente.
Atendimento humanizado e personalizado
Chatbots são legais e importantes, revolucionaram a forma de se comunicar e angariar leads, mas eles devem ser utilizados apenas para o básico. Em suas conversas com clientes, esteja presente de verdade e deixe as “respostas automáticas” para casos específicos, como quando estiver ausente. Ninguém se sente confortável em conversar com um robô, pois mesmo com a tecnologia super avançada, ele não é capaz de responder todas as nossas dúvidas.
Além disso, tenha sempre em sua mente de forma clara com quem você está conversando. Ou seja, saiba de fato quais os produtos esse cliente já contratou, se ele já teve seguros com concorrentes, quais suas necessidades, planos, estilo de vida etc. Assim, você saberá direcionar sua abordagem de maneira eficiente!
O relacionamento com seu cliente se tornará mais eficiente e produtivo se sua rotina se tornar mais leve. Conheça o CRM Ping Seguro, o sistema de gestão para todos os seguros que irá digitalizar seu negócio e facilitar o seu dia a dia.
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Leia, por fim, a 30ª edição da revista: