Modelo de negócios possibilita que o corretor ofereça produtos mais adequados às necessidades do cliente
Com a transformação do setor e a chegada da era digital, o mercado de seguros não para de crescer e, acima de tudo, inovar. A centralização dos negócios passou a ser uma necessidade e o marketplace de seguros é uma prática muito usada em diversos países.
O que é o marketplace de seguros?
É um modelo de negócios que segue a mesma linha do e-commerce, funcionando como um shopping virtual. Em um ambiente nesse formato, é possível que o corretor tenha mais facilidade de oferecer o que o cliente precisa naquele momento da sua vida.
O marketplace dispõe de uma ferramenta única com uma grande variedade de produtos de seguros. Desse modo, é possível ofertar tanto de forma consultiva, quanto em um modelo worksite, no qual o próprio consumidor efetua a compra. Além disso, o corretor acompanha os resultados obtidos dentro da plataforma, cria campanhas de crossselling dentro da sua carteira de maneira digital e monta campanhas de ADS no Facebook, no Google, no Instagram e no LinkedIn, direcionando o público para sua página de self-checkout, um equipamento que funciona como caixa de autoatendimento.
O CEO da PDVBox, Luis Foster, afirma que com o marketplace é possível que os corretores possam oferecer uma gama de produtos que podem não ser trabalhados por eles, além de explicar as diversas formas que podem ser desenvolvido.
“Podemos pensar que os marketplaces, ou mesmo as landing pages de cada produto possam suprir esses dois pontos, pois disponibilizarão para os corretores uma gama de produtos que hoje não são trabalhados por eles, mas principalmente uma forma de se ofertar, sem precisar aumentar seu quadro de funcionários e com uma gestão muito alinhada”, destaca o executivo.
Forster chama a atenção da variedade de produtos que podem ser desenvolvidos com essa inovação. “Caberá ao corretor entender qual tipo de seguros poderão realmente ser aproveitados, dentro do perfil de sua carteira. Hoje em dia, o conceito de landing pages já é uma realidade dentro das seguradoras, dando aos corretores oportunidades de explorar isso dentro do seu site, até podendo transformá-lo em um marketplace mais caseiro”.
O executivo complementa lembrando que a jornada digital é diferente da tradicional, pois os produtos têm suas peculiaridades, assim como o consumidor. “Tudo isso vai dar uma nova perspectiva para que os corretores possam surfar essa onda de uma forma mais estruturada”.
Facilitador no processo de vendas
A sócia e diretora de operações da Assegurou, Simone Macedo, explica que no marketplace é um ambiente colaborativo ideal para o desenvolvimento digital do setor de seguros. “Com a sua loja virtual, os corretores têm liberdade de atuação em diversos ramos, além de auxiliar o cliente final nos momentos de necessidade para qualquer tipo de seguro. Ele sai da zona de especialista de um único produto para um especialista digital completo”.
“Com um marketplace de seguros o corretor encontra diversos benefícios que facilitam o processo de vendas, gestão de dados e melhora sua conversão”, destaca Simone. Segundo a executiva, o ambiente virtual disponibiliza todos os produtos de seguros em um único local, finaliza o processo de venda de forma completamente digital, bem como dispões de tecnologia e acesso a todas as apólices, contratos e formas de pagamento em um único lugar.
Por: Karem Soares
Leia, por fim, a 28ª edição da revista: