Companhia pretende ampliar penetração do Seguro D&O no país

Companhia pretende ampliar penetração do Seguro D&O no país

De acordo com dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), a arrecadação registrada no segmento de Directors & Officers (D&O, na sigla em inglês) no período de janeiro a julho deste ano atingiu R$ 651 milhões, o que representa um aumento de 49,1% em relação ao mesmo período de 2020. Líder do mercado, de acordo com dados publicados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), a Chubb está promovendo uma série de ações para oferecer aos corretores de seguros acesso a informações e detalhes do produto. O objetivo é ajudar os parceiros a levar essa proteção a um número ainda maior de executivos.

Voltado a garantir o ressarcimento de valores pagos a título de indenização determinada pela Justiça por danos causados a terceiros em consequência de atos de gestão do executivo, o D&O já vem crescendo de forma consistente há algum tempo no Brasil. Segundo dados da FenSeg, o volume de prêmios arrecadados pelas seguradoras com o produto de janeiro a dezembro de 2020 foi 52,4% superior ao registrado ao longo de 2019. A ampliação do interesse espelha um aumento da percepção de risco por parte dos executivos e das corporações. Mudanças na legislação, como a chamada “lei anticorrupção”, de 2014, e novas normas criadas na sequência, certamente estão entre os fatores responsáveis.

As recentes transformações no ambiente de negócios geradas pela pandemia também afetam a percepção de risco e fazem com que empresários e executivos busquem reduzir sua exposição. Esse movimento foi percebido por conta do crescimento dos seguros de responsabilidade civil de forma geral. O segmento teve alta de 34,7% no volume de prêmios arrecadados na primeira metade de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. Nesse mesmo intervalo de tempo, o seguro de D&O avançou de 47,2%.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

“Em um cenário turbulento, marcado por desarranjos no setor produtivo gerados pelas paralisações ou pela falta de insumos, como reflexo da pandemia, as disputas na Justiça tendem a aumentar. Isso torna a contratação de uma apólice de D&O uma exigência adicional para proteção dos executivos”, avalia Luciano Santos, Vice-Presidente de Subscrição P&C da Chubb. O crescimento da carteira de D&O no mercado segurador fez com que um número cada vez maior de executivos tivesse acesso a essa proteção, mas a distribuição não se deu de forma homogênea.

“Empresas multinacionais e grandes empresas de capital aberto já assimilaram a importância da contratação desse tipo de proteção, cada dia mais exigida por executivos que assumem postos de liderança”, diz o executivo. “Por outro lado, boa parte dos executivos de empresas familiares e de organizações de médio ou pequeno porte ainda não desfruta esse benefício. É justamente nessa faixa que queremos atuar, por meio de um trabalho de sensibilização, realizado em parceria com os corretores”, completa Santos.

Ao longo do mês de outubro, a Chubb promoveu treinamentos focados no seguro de D&O. A cada terça-feira, executivos da Chubb estiveram reunidos com corretores nos encontros do evento virtual denominado Chubb Digital. Lançada em março de 2020, a iniciativa já contou com a participação de milhares de corretores. A cada mês, a seguradora mapeia os temas relevantes para os parceiros e coloca seus especialistas para desenvolver o roteiro e participar das transmissões ao vivo pela internet.

Leia, por fim, a 19ª edição da revista:




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.