Texto publicado, originalmente, na 50ª edição da revista digital.
Em junho, será comemorado o 30º aniversário da Coneccta, empresa especializada em operações de seguros. Apesar de tanto tempo no mercado, a companhia paranaense possui uma estratégia um tanto quanto tímida de comunicação. Durante as três décadas de atuação, a empresa destinou todas suas forças no atendimento aos corretores corporativos. Mas, a partir deste ano, a companhia adota uma postura mais agressiva no setor. Isso porque, ela está aumentando seu portfólio e passa a atender também os corretores do varejo.
Uma das líderes dessa nova frente é Mayara Fraguas, diretora comercial da Coneccta.
Em entrevista exclusiva à SND, Mayara conta a história da Coneccta, explica quais são os benefícios aos corretores parceiros e fala do projeto de expansão. Este último passa a contar com o apoio de Donizetti Ferreira, um experiente executivo do mercado que aceitou mais um desafio na sua carreira.
Seguro Nova Digital – Conte um pouco da história da Coneccta. Como foi idealizada e qual foi o plano de negócios à época.
Mayara Fraguas – A Coneccta foi fundada pelos experientes executivos e sócios Fernando Fraguas e Luis Gadotti. A empresa, que completa 30 anos de mercado em junho, já nasceu com o DNA em seguros, sendo assim especializada no segmento. Os fundadores tiveram a visão de criar serviços personalizados, com foco em atender às necessidades específicas de cada cliente, algo que caracteriza a empresa até os dias de hoje.
SND – Inicialmente, quem acreditou no projeto da empresa?
MF – A primeira grande parceria foi o HSBC. A Coneccta prestou diversos tipos de serviços a Corretora e Banco, desde a entrada do player no Brasil, até a venda para o Bradesco. Essa movimentação consolidou ainda mais a nossa credibilidade no mercado, pois nos tornamos referência no segmento de prestação de serviços especializados em seguros.
SND – Na sua avaliação, o que diferenciou a Coneccta no mercado?
MF – A empresa sempre se destacou pela capacidade de entender as necessidades dos clientes, integrar tecnologias disponíveis dentro de casa e desenvolver serviços personalizados.
SND – A empresa está mudando sua atuação. Qual é a razão desse movimento?
MF – A Coneccta tem uma sólida experiência no atendimento a corretores corporativos, o que é realizado até hoje. Agora, a empresa vai expandir para corretores varejo.
“Agora, a empresa vai expandir para corretores varejo. Perceber que as necessidades são semelhantes entre esses dois perfis é uma grande sacada. A carga operacional é um impeditivo para o crescimento e desenvolvimento das corretoras”.
É interessante como o corretor de varejo, muitas vezes sobrecarregado com tarefas operacionais, acaba não tendo tempo para se aprofundar em novos produtos, estratégias de cross-selling ou ampliar sua base de clientes. Isso é um reflexo claro das limitações enfrentadas por muitos profissionais do setor.
NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP
Além disso, o seguro ainda está em processo de desenvolvimento no Brasil, e com uma importante parcela da população ainda sem consumir os produtos, há uma grande oportunidade de ampliação do mercado.
SND – De que maneira a Coneccta pode auxiliar os corretores nesse sentido?
MF – A Coneccta, com sua expertise, pode estar posicionada para ajudar os corretores a vencer essas barreiras operacionais, oferecendo soluções que liberem tempo e capacidade para focar no crescimento, inovação e em novos nichos de mercado.
SND – A maioria das corretoras de seguros no Brasil é de pequeno e médio porte. Quais são os serviços que a Coneccta oferece especificamente para esse público?
MF – Listamos quatro cargas que pesam no cotidiano do corretor: consumo de tempo com cotação; renovação das apólices; atendimento a sinistros; controle de pendências de parcela ou de emissão. Montamos departamentos especializados para cada demanda. A central de sinistro, por exemplo, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, temos a central de renovação, o serviço mais antigo da casa, a central de cotações para o corretor que não abre mão de negociar com o cliente, além do módulo de pendências.
SND – Qual é o nível de importância desses serviços para a operação das corretoras?
MF – Esses serviços integrados demonstram a preocupação da Coneccta em não apenas fornecer soluções operacionais, mas também, ofertar um atendimento tão bom quanto o do próprio corretor ao segurado, e permitir que os corretores foquem no que realmente importa: o relacionamento com seus clientes, o crescimento do portfólio e a expansão de seu mercado.
SND – Muito conhecida na região Sul do país, a empresa está se expandindo para o Sudeste. Como esse projeto está sendo viabilizado?
MF – A expansão da Coneccta para a região Sudeste, com a liderança de Donizetti Ferreira em São Paulo, está bem alinhada com a estratégia de crescimento da empresa. A experiência de mais de 20 anos no mercado de backoffice dá uma base sólida para esse movimento, permitindo à Coneccta expandir com confiança e foco em inovação. A visita de Donizetti à estrutura de Pinhais e o projeto bem estruturado mostram que a empresa está preparada para dar esse próximo passo.
Donizetti Ferreira possui mais de 30 anos de experiência no mercado de seguros. Em boa parte desse período, o executivo construiu um forte relacionamento com os corretores, além de ter focado em processos de inovação dentro das companhias. Recentemente, Doni, como é mais conhecido, aceitou o desafio de expandir o relacionamento da Coneccta para a região Sudeste.
SND – Qual é o seu desafio hoje dentro da Coneccta?
Donizetti Ferreira – Tenho o desafio de levar ao conhecimento dos corretores, a empresa e sua história. Isso é crucial, pois vai evidenciar a credibilidade de uma empresa com tanto tempo de mercado.
SND – A empresa tem bastante tempo de mercado, mas ainda é pouco conhecida fora da região Sul. De que forma aumentar essa popularidade?
DF – O trabalho de branding será fundamental para a construção de reconhecimento da marca e para chamar a atenção dos corretores sobre os benefícios estratégicos da terceirização de serviços operacionais. A prova de conceito a partir dos depoimentos de quem já usa e confia na Coneccta é uma maneira eficaz de construir uma rede de confiança. A Coneccta tem uma bagagem valiosa para oferecer e compartilhar com os corretores.
Por fim, a participação nas feiras deste ano, como Brasesul e Conec, sedimentará o compromisso da Coneccta em se colocar próxima dos corretores, ouvindo suas necessidades e tirando dúvidas sobre os serviços. Esse tipo de interação direta com o público-alvo é fundamental para fortalecer a credibilidade e gerar mais engajamento.