O mundo está definitivamente em uma era completamente integrada à internet: segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2021, 90% dos lares brasileiros já tinham acesso à internet no Brasil. A popularização do consumo de tablets, computadores e principalmente smartphones facilitou o crescimento dessa taxa de usuários da rede.
E engana-se quem pensa que a maior parte da população utiliza a internet apenas para fins pessoais, como conversas no WhatsApp, ligações, redes sociais, consumo de filmes e músicas etc. A pandemia de Covid-19 que por meses manteve comércios fechados ou abertos por apenas pequenos espaços de tempo durante o dia, mudou a maneira da população consumir. De acordo com uma pesquisa feita pela Octadesk em parceria com a Opinion Boxfeita em 2022, 61% dos brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas.
A pesquisa ainda mostra outras boas notícias para os comércios online: 73% dos entrevistados afirmaram que nas lojas da web é possível encontrar preços mais baixos do que nas lojas físicas, já 72% preferem pela praticidade. Antes de decidir pela aquisição de um serviço ou produto, todos nós procuramos pela reputação da empresa na internet, lendo opiniões, avaliações de clientes, comparando concorrentes e analisando custo-benefício. Mas para ter bons resultados, é necessário ter uma boa presença online!
Sua corretora de seguros já possui um site? Muitos corretores não entendem a necessidade de estar presente nas redes e acabam não investindo em ter um portal online de qualidade! Será que algum interessado em adquirir um seguro irá optar pela sua corretoras e, quando pesquisar o nome da empresa no Google, não encontrar nenhum resultado? Obviamente a opinião de amigos que conheçam seu trabalho ajudam bastante, mas certamente seus novos clientes terão muito mais tranquilidade em assinar uma apólice quando encontrar boas informações sobre você na internet.
Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas que irão te ajudar a aumentar o tráfego do site da sua corretora de seguros, para assim, garantir o sucesso das suas vendas:
1 –Invista em técnicas de SEO
O termo ‘SEO’ passou a ser muito utilizado nos últimos anos. Entretanto, muitas pessoas (provavelmente a maioria das que utilizam a internet diariamente) não sabem o que ele significa. Resumidamente, SEO é o processo de otimização de um site para que pessoas o encontrem com mais facilidade ao fazerem pesquisas sobre determinados temas nos portais de buscas, como o Google, por exemplo.
É preciso estudar o tema para definir quais palavras e como serão usadas no site da sua corretora para que este fique bem-posicionado no rankeamento de sites em uma pesquisa. No momento da criação de uma publicação para o blog do seu site, por exemplo, é de extrema necessidade que se sigam as regras de SEO, como de limitação de caracteres para título e URL, repetição de palavras-chave, utilização de imagens e hiperlinks, entre outros. O tema é curioso e bem amplo, por isso, vale a pena ser aprendido por profissionais dos mais diversos ramos.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
2 –Invista em anúncios
Uma das principais regras do marketing é: para que sua marca seja vista, ela precisa estar onde as pessoas estão olhando. Convenhamos, na maioria dos lugares aonde vamos, boa parte das pessoas estão utilizando seus smartphones para acessar à internet. Logo, não demorou para essas mídias passarem a possibilitar que empresas pudessem anunciar nesses espaços.
Verifique a possibilidade financeira de passar a anunciar seu site em lugares como Facebook Ads e Google Ads. Essas plataformas permitem a criação de anúncios até mesmo com valores baixos, justamente para que todos os públicos empresariais tenham a chance de anunciar online. Direcione os usuários atingidos pela propaganda para o seu site ou até mesmo, para uma página específica dele.
3 –Invista em títulos atrativos
Leia conteúdos de blogs de corretoras concorrentes: um bom trabalho de benchmarketing ajuda (e muito) na consolidação de um site de qualidade e que converta. Veja como seus concorrentes criam títulos de publicações em seus blogs, quais palavras costumam utilizar, em que tom se comunicam, com quais públicos estão falando etc.
Ao criar um título para a publicação de um artigo no blog do site, pense bem: você clicaria para ler um texto que tivesse este título? O quão atrativo ele está? Se você estivesse rolando a tela do Facebook pararia para ler esse conteúdo? Uma dica: crie vários títulos e reflita em grupo sobre qual deles vale a pena ser usado.
4 –Comece a investir no audiovisual
Não tem jeito: o TikTok e os Reels do Instagram nunca estiveram tão em alta. Com o sistema de rolagem infinita, essas ferramentas levam diversas pessoas a assistirem um vídeo atrás do outro, consumindo conteúdos de humor, passando por vídeos informativos, de culinária, com danças e músicas chiclete. Como já foi dito nesse texto: sua marca precisa estar onde as pessoas estão olhando!
Com criatividade, muitos empreendedores estão conseguindo trazer muito mais público para conhecer suas empresas, investindo muito na criação de vídeos divertidos e informativos nessas redes. Reúna sua equipe e elabore brainstormings para a elaboração desse conteúdo. O mais legal é que esse processo além de trazer mais acessos ao seu perfil na rede, e consequentemente, ao seu site, ajuda nas relações interpessoais entre o time da sua corretora de seguros!
Além de uma boa presença digital, é necessário ter um sistema de gestão que administre sua corretora de forma eficiente e segura. Através do CRM do Ping Seguro, você pode administrar todos os seguros da sua corretora em uma plataforma com um layout simples e fácil.
Ficou interessado? Então, faça já um teste por 30 dias grátis do CRM Ping Seguro em https://www.pingseguro.com.br/
Leia, por fim, a 32ª edição da revista: