Cultura organizacional: o alicerce da inovação e do sucesso empresarial

Cultura organizacional: o alicerce da inovação e do sucesso empresarial

*Por João Miranda, CEO da Pitzi

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a cultura organizacional emerge como ponto-chave para o sucesso dos negócios. Como parte da liderança de uma startup pioneira no seu ramo de atuação, testemunho diariamente que os valores de uma empresa são a espinha dorsal que sustenta todas as suas operações e decisões.

Uma pesquisa realizada pela consultoria PWC com 3,2 mil profissionais em mais de 50 países mostra que culturas fortes geram melhores resultados empresariais. O estudo identificou que 67% dos executivos e gestores acreditam que o conjunto de crenças, valores e normas é tão importante quanto as estratégias e o modelo operacional da empresa. Para se ter uma ideia, durante a pandemia, a maioria (69%) das lideranças atribuiu grande parte de seu sucesso justamente à cultura.

Em tempos que exigiam grandes mudanças para as companhias em todo o mundo, mais de dois terços dos entrevistados disseram que o conceito em pauta ajudou a impulsionar iniciativas de transformação. Nesse contexto, é essencial que os colaboradores estejam sintonizados com os valores da empresa, pois isso não apenas potencializa a produtividade e a inovação, mas também fortalece a coesão da equipe. Na nossa startup, por exemplo, priorizamos a transparência, a colaboração e a mentalidade de crescimento. Propósitos incorporados em cada aspecto do dia a dia.

No entanto, uma cultura organizacional forte não é algo que simplesmente acontece da noite para o dia. Requer esforço e dedicação por parte da liderança e de todos as pessoas da equipe. É necessário cultivar um ambiente onde os colaboradores se sintam valorizados, capacitados e motivados a contribuir para o sucesso da empresa. Isso significa promover uma comunicação aberta, reconhecer e recompensar o bom trabalho e criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Além disso, a forma como uma organização conduz seus negócios e trata seus funcionários, clientes e parceiros também desempenha papel fundamental na atração e retenção de talentos. Afinal, os profissionais de hoje não estão apenas em busca de um salário competitivo; querem fazer parte de algo maior, de uma comunidade que compartilhe suas visões de mundo e objetivos. Nesse sentido, ao semear uma cultura empresarial vibrante e inclusiva, somos capazes de atrair os melhores e mais brilhantes talentos, garantindo posição de destaque no mercado, ou seja, uma ajuda mútua entre empresa e equipe.

Importante ainda lembrar que a cultura organizacional não é algo estático; ela precisa evoluir e se adaptar conforme a empresa cresce e se transforma, reforçando os valores fundamentais e mantendo a identidade única. Isso requer compromisso contínuo com a escuta ativa e a aprendizagem, bem como a disposição de fazer ajustes conforme necessário.

Assim sendo, uma cultura organizacional sólida não é apenas um diferencial competitivo, mas também o alicerce sobre o qual toda empresa de sucesso é construída. Como líderes, temos a responsabilidade de cultivar um ambiente que promova o crescimento, a inovação e o bem-estar de todos os colaboradores. Ao fazê-lo, garantimos o sucesso a longo prazo e contribuímos para um mundo empresarial mais ético, inclusivo e sustentável.

*João Miranda é CEO da Pitzi, empresa que oferece proteção e seguro para smartphones no Brasil em parceria com varejistas e fabricantes – pitzi@nbpress.com.br.





©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.