26/11/2020
Daniela Paschoal conta sua vida no livro 'Mulheres no Seguro'

Daniela Paschoal conta sua vida no livro ‘Mulheres no Seguro’

Advogada de formação, mas escritora e professora por vocação, revela como conheceu o mercado de seguros

O livro ‘Mulheres no Seguro’, produzido pela Editora Leader, será lançado no próximo dia 25, mas a SND obteve com exclusividade o capítulo 6 “Formar pessoas é uma grande missão”, escrito pela especialista em Direito do Seguro, Daniela Paschoal. Nele, a coautora expôs seus desafios na adolescência e como sua família, especialmente sua avó paterna, tiveram participação essencial na continuidade dos seus estudos, mesmo após engravidar aos 16 anos.

Em entrevista exclusiva, Daniela contou sobre a experiência de estar entre as 30 mulheres selecionadas para participar da obra. “Compartilhar minha história, experiência e aprendizados neste livro, deu-me a chance de estender este conteúdo para mais pessoas. O livro aumenta o alcance, fica acessível a todos, eterniza-se. É uma ferramenta que tem potencial para inspirar”.

A especialista conta como foi seu primeiro contato com o mercado segurador e explica de que maneira começou a lecionar no setor, contribuindo para a formação e capacitação dos profissionais desse importante segmento da economia brasileira.

Seguro Nova Digital – Qual foi a experiência em participar dessa obra?

Daniela Paschoal – Sinto-me honrada com a oportunidade. Inicialmente, foram contatadas cerca de 200 mulheres de expressão no cenário nacional de seguros para participarem do projeto, que resultou em 30 coautoras que aceitaram o desafio de escreverem sobre suas vidas, lutas, sonhos e conquistas.

Compartilhar minha história, experiência e aprendizados neste livro, deu-me a chance de estender este conteúdo para mais pessoas. O livro aumenta o alcance, fica acessível a todos, eterniza-se. É uma ferramenta que tem potencial para inspirar.

SND – Qual reflexão o livro levará ao leitor?

D.P – Por meio do exemplo, de histórias edificantes, há inúmeros aprendizados e lições que certamente agregarão valor para todos os leitores.

O livro tem o condão de levar à reflexão, ao autoconhecimento, incentiva as pessoas a buscarem o que querem. A entenderem a importância do protagonismo. É uma forma de empoderar as pessoas, levando-as ao crescimento pessoal e profissional.

SND – Suas expectativas como escritora foram concretizadas dentro do capítulo?

D.P – Escrever este livro possibilitou-me gerar valor para as pessoas. Eu penso que o sentido de estarmos juntos neste mundo, é nos desenvolvermos. Quando ajudamos o outro, crescemos. Encontrar caminhos para conduzir as pessoas ao desenvolvimento, para que elas descubram quais são seus valores, suas crenças, o seu propósito, é gratificante.

As pessoas são mais importantes, resultado é consequência.

Tenho uma frase no livro que trata disso, da responsabilidade da liderança de pessoas:

“A liderança é um presente, uma dádiva, deve ser conduzida com integridade e respeito”.

SND – Por que o livro é relevante para compreender a importância da diversidade de gênero em cargos de liderança no mercado de trabalho, sobretudo no setor de seguros?

D.PO levantamento Women in the Workplace da McKinsey (2018), sobre a inclusão de mulheres nas posições de liderança, apontou que as mulheres continuam sub-representadas em todos os níveis, o progresso em relação à diversidade de gênero no ambiente de trabalho está praticamente paralisado, muito embora as mulheres venham conquistando mais diplomas de bacharel do que os homens.

O IBGE mostra que apenas cerca de 30% das posições de liderança são ocupadas por mulheres. Quando se observa apenas as posições de diretoria, o número cai para 6%.

Dados da Mckinsey (2015), revelam que se todos os países investissem na igualdade de gêneros, o PIB mundial poderia aumentar em até US $ 12 trilhões até 2025.

Ou seja, a inclusão oferece crescimento econômico às empresas e às nações.

No mercado de seguros não é diferente. Relatar a força empreendedora da mulher, como o livro “Mulheres no Seguro” se propõe a fazer, é dar voz para reforçar nas corporações e na sociedade a importância da diversidade em sua plenitude, incluindo a de gênero, para o desenvolvimento desse setor.

SND – Qual a importância do seu trabalho no mercado? 

D.P – Eu sou educadora. Busco o desenvolvimento de pessoas, tanto na liderança da condução de equipes, quanto na formação profissional dos alunos em sala de aula.

O título do meu capítulo: “Formar pessoas é uma grande missão”, retrata a relevância da educação, como fonte de autonomia e independência. Ao aprender e ensinar, encontro propósito e continuidade.

SND – Qual seu conselho para quem está lendo? Qual sua mensagem final?

D.P – Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.

É possível ensinar com acolhimento.  

Todos têm valor e tem que ser respeitados.

Encerro com uma frase de Bertrand Russel:

“Uma vida virtuosa é aquela inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento”.

Profissionais que integram o livro “Mulheres no Seguro”:

Regina Lacerda, Alessandra Monteiro, Andrea Mathias, Camila Davoglio, Carolina Vieira, Daniela Paschoal, Ellen Oliveira, Enir Junker, Eva Vazquez, Fabiana Resende, Francesca Bianco, Gisele Christo, Graziella Castilho, Guadalupe Nascimento, Isabel Alves Azevedo, Izabel Barbosa, Liliana Caldeira, Linda Bessa, Margo Black, Patrícia Campos, Paula Lopes, Rosana Techima, Rossana Costa, Simone Cristina Fávaro, Simone Ramos, Simone Vizani, Solange Guimarães, Stephanie Zalcman, Vanessa Capua e Vanessa Rocha.

BIOGRAFIA:

Advogada, professora, escritora e palestrante.

Autora do livro Risco e Compliance, Editora SENAC.

Mestranda em Gestão de Negócios pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Pós-graduada em Gestão de Seguros e Previdência pela FIA. MBA em Direito do Seguro e Resseguro pela ENS. Graduada em Direito, com especialização em Responsabilidade Civil e Financial Lines. Certificação Internacional LOMA – Life Office Management Association.

Palestrante em assuntos jurídicos, riscos, compliance, finanças, seguros e previdência.

Professora da pós-graduação do Senac, da ENS – Escola de Negócios e Seguros, do ITM – Instituto Techmail, da Methas Iter Treinamentos e da Conhecer Seguros.

*Com 22 anos de experiência no mercado segurador, atuou em grandes seguradoras, na gestão de seguros de pessoas, afinida­des, propriedades, responsabilidades, linhas financeiras, previdência aberta e fechada, saúde e odontológico. É diretora da Methas Iter Treinamentos em Finanças, Seguros e Gestão.

Partículas Seguro Nova Digital

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a 11ª edição da revista:

 

Sergio Vitor, jornalista especializado em seguros

Jornalista e editor da Seguro Nova Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *