Prevenção é a saída para diminuir roubos de cargas, afirma especialista da Delta Global

Prevenção é a saída para diminuir roubos de cargas, afirma especialista da Delta Global

Prejuízo estimado em R$ 1,2 bilhão é uma das maiores dores de cabeça para transportadores e caminhoneiros

Mesmo com um cenário melhor em relação a 2021, os números de roubo de cargas no Brasil ainda não são favoráveis. De acordo com a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (ntc&logística) em parceria com órgãos públicos e privados, houve uma redução de 9,1% em relação ao ano anterior, totalizando 13.089 registros de roubos de cargas. O prejuízo é estimado em R$ 1,2 bilhão.

O maior número de casos foi registrado na região Sudeste, representando 85,18% das ocorrências, seguidas pelas regiões Sul (6,2%), Nordeste (4,66%), Centro-Oeste (2,81%) e Norte (1,23%). A pesquisa identificou alimentos, combustíveis, autopeças, produtos farmacêuticos, cigarros, bebidas, eletroeletrônicos e defensivos agrícolas são as mercadorias mais visadas pelos criminosos.

Matheus Barreto, supervisor de gerenciamento de riscos da Delta Global, explica que atuar na prevenção é a melhor alternativa para diminuir o número de roubos e os seus efeitos aos transportadores. “A prevenção é sempre a melhor forma de evitar os inconvenientes que os riscos do negócio do transporte podem trazer”.

Na análise de Barreto, ter processos bem definidos e ajustados, investir em treinamentos de motoristas e na capacitação da equipe são itens essenciais para deixar o transportador menos exposto. “Também é de extrema importância que o gestor de frota esteja próximo ao setor de gerenciamento de riscos e, por sua vez, conheça cada detalhe da operação para assim mitigar os riscos de roubo”, alerta.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Ferramentas inovadoras

Segundo o supervisor de gerenciamento de riscos da Delta Global, para garantir uma abordagem eficaz no combate ao roubo de cargas, a tecnologia é um recurso que pode auxiliar de forma efetiva, aprimorando e adaptando estratégias, voltadas para a diminuição das ocorrências, que auxiliam no monitoramento.

“A tecnologia é uma forte aliada no combate ao roubo de carga. Se bem aplicada, diminui significantemente a exposição aos riscos, além de otimizar a operação logística”, salienta Barreto.

O executivo conta que atualmente, a Delta Global conta com diversos dispositivos tecnológicos para o rastreamento e imobilizadores que, segundo ele, contribuem para inibição de roubos e recuperação dos veículos. “No entanto, ainda não existe nenhum dispositivo que substitua uma operação bem ajustada e uma gestão inteligente”, conclui.

Desde 1998, a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (ntc&logística) divulga uma estatística referente aos roubos de cargas, elaborada com bases em levantamentos que vem servindo de referência não só para transportadores, mas também para a indústria de seguros, imprensa e instituições relacionadas à segurança em todo o país.

Leia, por fim, a 35ª edição da revista:





©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.