Demanda por seguro auto cresce 4,82% em 12 meses

Demanda por seguro auto cresce 4,82% em 12 meses

Em julho de 2023 quando comparado a junho, Minas Gerais se destaca com alta de 4,26% e Rio de Janeiro é o único estado que registra recuo

O mercado brasileiro de seguro auto registrou alta na demanda nos últimos 12 meses. Na comparação entre julho deste ano com o mesmo mês de 2022, o crescimento atingiu 4,82%. Segundo o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), isso é consequência do programa de governo que estimulou as vendas de carros novos e durou até o início do mês. Na comparação mensal, o incremento da demanda ficou em 1,85%.  O indicador mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.

Na análise individual dos estados acompanhados, quase todos registraram performance positiva na comparação com junho deste ano. O ranking ficou assim: Minas Gerais (+4,26%); Rio Grande do Sul (+2,86%); Paraná (+2%); São Paulo (+0,9%) e, na ponta negativa, Rio de Janeiro (-0,89%).

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Já no ranking 12 meses, o destaque fica com o Rio Grande do Sul, que teve alta de 6,93%, seguido do Paraná (+4,08%), Rio de Janeiro (+3,74%), São Paulo (+3,70%) e Minas Gerais (+3,16%).

Segundo Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, o crescimento está relacionado ao aumento número de consultas para a comparação dos preços das seguradoras, diante das vendas de carros novos provocado pelo programa de estímulo do governo, iniciado em junho e encerrado no dia 07 de julho. De acordo com o balanço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), 125 mil carros foram comercializados com descontos. “As vendas de carros 0 Km impulsionam diretamente a busca por seguros, mas não de forma imediata. Por este motivo, vimos o impacto em julho, com aumento da demanda tanto na comparação anual quanto mensal”, ressalta.

Criado em fevereiro do ano passado, o Índice é baseado em volume de cotações e veio da demanda do setor em ter um indicador confiável que demonstrasse qual o apetite do brasileiro em assegurar o seu veículo.

Leia, por fim, a 35ª edição da revista:



banner pitzi



©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.