Especialistas debatem prevenção de sinistros e combate à fraude no seguro

Alan Leal, da Justos; Gustavo Leança, da Capgemini, e Henrique Maziero, da Planetun

Insurtechs propõem um relacionamento mais estreito entre as seguradoras e as empresas de tecnologia

Por: Sergio Vitor Guerra

A cultura do seguro é uma experiência que vai além de deixar os produtos mais acessíveis à população desassistida. Junto dela, o processo de solidificação desse investimento na sociedade passa pelo comportamento dos segurados, como prevenção de sinistros e práticas de boa-fé. 

No Insurtech Brasil, evento que aconteceu no dia 21 de junho em São Paulo, especialistas debateram esse tema no painel ‘Claims: otimizando resultados e melhorando a experiência dos usuários’. Henrique Maziero, fundador e CEO do Grupo Planetun, relatou que uma das grandes preocupações do mercado hoje é a fraude, mesmo sendo praticada por uma parcela muito baixa de segurados. “Mais de 90% dos clientes não tentam fraudar, mas estes ainda passam pela mesma experiência dos fraudadores”. 

Maziero defendeu o uso da tecnologia para melhorar a experiência dos consumidores, fazendo com que sejam menos impactados pelas práticas ilícitas no mercado. “Por meio da tecnologia, conseguimos separar os fraudadores dos não-fraudadores”.

Com o intuito de melhorar a experiência do consumidor, em 2016 a Planetun lançou o processo de autovistoria, que ganhou notoriedade durante o período de distanciamento social. “A autovistoria era vista como algo tenebroso, mas na pandemia ganhou força. Esse é um tipo de coisa simples que aprimora a jornada do cliente. Temos uma tecnologia que nos permite ir além”, ponderou o executivo.

O Sistema de Qualificação da Fraude (SQF), ferramenta produzida pela CNseg, reportou no 1º semestre de 2021 que do total de sinistros ocorridos à época, 15% tinham suspeita de fraude. Entretanto, as comprovadas representaram apenas 2%. Compondo o painel, Gustavo Carvalho, líder de seguros da Capgemini, alertou que o processo de análise de fraude gera muitos falsos positivos.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

“Todas as informações geram uma riqueza de dados, que se a seguradora conseguir trabalhar bem, ela consegue escoar o cliente e ser precisa no ponto de vista de análise de quem é o fraudador”, explicou Carvalho.

Prevenção de sinistros

Para diminuir os índices de fraude e melhorar a experiência do consumidor, as seguradoras estão cada vez mais procurando formas de mitigar os sinistros. Segundo o executivo da Capgemini, as companhias, a princípio, devem criar uma capacidade analítica de informações para entender o comportamento do seu segurado. “Os dados das seguradoras estão distribuídos em vários departamentos. Atualmente, não faltam informações, mas sim capacidade de análise delas”, declarou.

No seu ponto de vista, as companhias de seguros precisam contar com o apoio de empresas de tecnologia para acelerar esses processos. “As seguradoras precisam se conscientizar que não precisam fazer tudo dentro de casa”, provocou.

Em concordância com Carvalho, o CEO do Grupo Planetun alertou que os players do mercado segurador deveriam estar mais conectados. “Se cada empresa seguir o seu nicho e juntar tudo isso através das APIs, a gente vai crescer e avançar mais rápido. O papel dos colaboradores de tecnologia é muito importante, pois as novas ferramentas exigem que você se atualize sempre”. 

Leia, por fim, a 25ª edição da revista:




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.