Representantes do setor falam da dificuldade de relacionamento com a Susep

Representantes do setor falam da dificuldade de relacionamento com a Susep
Fonte: Sincor-SP

Para estreitar o relacionamento com a imprensa do setor de seguros, o Sincor-SP realiza periodicamente o Fórum com a Imprensa Especializada. Na última edição, que aconteceu nesta quinta-feira (28/05), o presidente Alexandre Camillo recebeu o líder da Fenacor, Armando Vergílio, para discutir os últimos acontecimentos do mercado e, principalmente, as decisões recentes da Susep.

Sobre os conflitos com a autarquia, o presidente do Sincor-SP fez uma retrospectiva desde que a nova superintendente assumiu o cargo, ressaltando que tanto os Sindicatos quanto a Federação buscaram o diálogo para entender melhor as medidas da Susep. “Todas as decisões tomadas até o momento, desde que a nova gestão assumiu, causaram intranquilidade ao mercado de seguros, principalmente aos corretores, já que a maioria atingem a categoria”, explica.

Camillo ainda destacou que as lideranças dos corretores tiveram encontros com a superintendente, antes da publicação da Medida Provisória 905, que desregulamentou a profissão, para dialogar sobre o desenvolvimento do mercado e pontua: “A nova gestão da Susep tem uma missão, que ainda não sabemos qual é, mas não está disposta a dialogar”.

Leia também:

Febraban foi favorável à extinção dos corretores de seguros

Para o presidente da Fenacor, é lamentável que a autarquia esteja tomando tantas decisões que prejudicam os corretores. “Não era para estar acontecendo esse tipo de conflito, não fomos nós que provocamos isso. Não podemos deixar de reagir. Tudo isso é reação. Se não estivéssemos reagindo, nós não estaríamos cumprindo nosso papel de defesa da categoria”, completa.

Vergílio lembrou das ações tomadas pela Federação para tentar barrar a MP e, mais recentemente, o recadastramento anunciado pela Susep. “Essa é a primeira vez que as entidades representativas do setor buscam apoio judicial para barrar as decisões da autarquia”.

O recadastramento dos corretores também foi criticado pelas lideranças, que destacaram a fragilidade do sistema utilizado pela autarquia. “O sistema frágil, falho, expõe os das pessoas, além de ser suscetível a fraudes. Sempre fomos a favor do recadastramento periódico, mas não dessa maneira”, pontua Vergílio.

Eventos e outras ações

O presidente do Sincor-SP também falou sobre a não realização do Conec este ano, destacando que a decisão foi difícil de ser tomada, mas a responsabilidade com a saúde dos participantes foi fundamental para o cancelamento do evento. Camillo e Vergíilio ainda falaram sobre a possibilidade de realizar o Congresso Nacional em São Paulo em 2021.

“Na mesma data que aconteceria a abertura do Conec, 25 de setembro, realizaremos um encontro, o Sincor Digital – Conectando Corretores de Seguros, com o objetivo de estreitar o relacionamento com a categoria e atualizar os profissionais, mesmo que de forma online”, explica Camillo.

Camillo anunciou que a partir de 1º de julho todas as regionais do Sincor-SP passarão a atuar de forma online e digital. “Tínhamos começado esse processo no ano passado, iniciando com 10 escritórios. Nesse momento, decidimos colocar todas as outras no formato online também, tanto pela experiência de sucesso das primeiras quanto pelo novo normal que virá. A decisão não se deve somente pela pandemia, mas também pela predisposição da diretoria do Sincor-SP em se adaptar para novos momentos”, finaliza.

Fenacor

Por fim, você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.

Leia a sétima edição da revista:

 




banner pitzi



©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.