Garantia Estendida: seguro é opção acessível para proteger consumidores

Garantia Estendida: seguro é opção acessível para proteger consumidores

Produto registrou crescimento de 12,4% no Norte e Nordeste entre os meses de janeiro e outubro de 2024

O começo do ano é a época perfeita para renovação — desde metas pessoais até a substituição ou manutenção de itens importantes em casa, como eletrodomésticos e móveis. Mas junto com a aquisição desses bens de maior valor, surge a necessidade de protegê-los de imprevistos. É aí que o Seguro de Garantia Estendida se destaca como uma solução prática e acessível.

Os produtos de Garantia tem sido, cada vez mais, procurado pelos consumidores. Entre os meses de janeiro e outubro de 2024, segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), registrou alta de 17,8% a nível Brasil. Já nas regiões Norte e Nordeste, o aumento na procura foi de 12,4%.

Carlos Silva, representante do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindsegnne), explica. “A garantia estendida é ideal para proteger o investimento em bens de maior valor, como geladeiras, televisores e até smartphones. Ela oferece tranquilidade ao consumidor e é um dos serviços mais procurados nesta época do ano, quando muitas famílias aproveitam para renovar equipamentos domésticos”.

Segundo Carlos, o Seguro de Garantia Estendida funciona como uma extensão da garantia original de fábrica. Ele pode ser contratado por períodos de 1, 2 ou 3 anos e oferece os mesmos benefícios da garantia do fabricante, cobrindo problemas como defeitos de fabricação. Em caso de necessidade, o bem é reparado ou, caso não seja possível consertá-lo, substituído.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

“Ela garante a mesma tranquilidade oferecida pela garantia original, mas vai além no tempo, protegendo o bem por mais anos e evitando surpresas desagradáveis após o vencimento da garantia de fábrica”, afirma Silva.

O que está previsto na cobertura?

O Seguro de Garantia Estendida cobre defeitos que comprometam o funcionamento do bem, exatamente como a garantia de fábrica. Contudo, há algumas limitações importantes: avarias estéticas, como riscos e ferrugem; danos por uso inadequado; e deterioração natural não estão cobertos.

Caso o bem apresente problemas, o passo a passo para acionar a garantia estendida é simples. A maioria das seguradoras disponibiliza atendimento por telefone ou pela internet, permitindo que o consumidor inicie o processo de reparo ou substituição com agilidade.

O representante do Sindsegnne destaca que o serviço é projetado para ser acessível e direto. “É importante manter os documentos do seguro em mãos para agilizar o atendimento”, aponta.

Diferente de outras apólices, a garantia estendida não exige taxas adicionais além do valor do contrato, tornando-a uma opção econômica para proteger bens de alto custo. Na hora de contratar, explica Carlos, é essencial comparar as opções disponíveis no mercado, o prazo de vigência e a abrangência da cobertura, além buscar sempre produtos ofertados por seguradoras devidamente registradas na Superintendência de Seguros Privados (Susep).







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.