ICSS: confiança do mercado continua em alta

ICSS: confiança do mercado continua em alta

Corretores de seguros, seguradores e resseguradores estão otimistas quanto ao desempenho do mercado no segundo semestre. É o que mostra a última edição do Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS), calculado com base em pesquisa da Fenacor e que resulta de três variáveis: ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras), ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras) e ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras).

Em julho, o ICSS ficou em 131,1, a segunda maior marca do ano, superada apenas por aquela registrada em junho (132).

Nesta edição, o destaque foi que nenhum dos entrevistado projetou uma queda no faturamento do setor em 2021. Para 82% dos seguradores, 59% dos corretores e 60% dos resseguradores, haverá um cenário “melhor” nos próximos meses. Há ainda 6% dos corretores que acreditam em um quadro “muito melhor”.

Além disso, 18% dos seguradores, 35% dos corretores e 40% dos resseguradores responderam que não ocorrerá mudanças, com o nível do faturamento apurado até agora mantendo-se estável.

Quanto à rentabilidade dos seus negócios na segunda metade de 2021, nenhum corretor ou ressegurador entrevistado teme uma queda. Essa possibilidade preocupa apenas 6% dos seguradores ouvidos.

Acreditam em um quadro de estabilidade 41% dos seguradores, 47% dos corretores e 60% dos resseguradores.

Já para 53% dos corretores e dos seguradores e 40% dos resseguradores, haverá um crescimento dos níveis de rentabilidade registrados no primeiro semestre.

Com relação ao desempenho da economia brasileira nos próximos meses, 76% dos seguradores, 70% dos corretores e 60% dos resseguradores entrevistados apostam em uma retomada do crescimento até o final do ano. Nenhum segurador ou corretor acredita em um quadro pior, cenário que é projetado por apenas 20% dos resseguradores.

Há ainda 18% dos seguradores, 24% dos corretores e 20% dos resseguradaores que projetam uma estabilidade até o encerramento do exercício.

Veja, abaixo, os quadros com os percentuais indicando a avaliação do mercado:

  1. a) Crescimento da Economia Brasileira

 

Avaliação (%) Seguradoras Corretoras Resseguradoras
Muito Melhor 6 6 0
Melhor 76 70 60
Igual 18 24 20
Pior 0 0 20
Muito Pior 0 0 0
Total 100 100 100

 

  1. b) Rentabilidade do seu setor

 

Avaliação (%) Seguradoras Corretoras Resseguradoras
Muito Melhor 0 0 0
Melhor 53 53 40
Igual 41 47 60
Pior 6 0 0
Muito Pior 0 0 0
Total 100 100 100

 

  1. c) Faturamento do seu setor

 

Avaliação (%) Seguradoras Corretoras Resseguradoras
Muito Melhor 0 6 0
Melhor 82 59 60
Igual 18 35 40
Pior 0 0 0
Muito Pior 0 0 0
Total 100 100 100






banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.