Batizada de Investimentos Ligados a Seguros, implementação da norma pode tornar o mercado brasileiro um polo da América Latina, segundo especialista
O Insurance Linked Securities (ILS) apresenta uma série de mudanças nas regras de investimento internacional no mercado segurador brasileiro. O método, que é uma das principais apostas da Susep para este ano, é comumente adotado em outros países, sendo uma nova alternativa para a transferência de riscos de seguros e resseguros.
Com a queda na taxa de juros, essa pode ser uma nova opção de investimento exterior. “O ILS não foi uma invenção brasileira. Percebe-se uma qualidade técnica muito grande dos profissionais da Susep em construir e adaptar essa norma no país”, destacou João Marcelo dos Santos, presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP). Na noite da última quinta-feira, 6, a academia promoveu uma live para discutir justamente as mudanças da regra de investimentos.
Costumeiramente, a resseguradora se capitaliza pelo acionista privado ou uma emissão de ações. Já com o ILS, ela poderá emitir uma dívida cujo o fluxo de caixa está associado a um contrato de resseguro que fez com a seguradora. Não havendo sinistros durante o prazo de exposição, o investidor recebe de volta o capital investido, mais um retorno adicional a fim de recompensar o risco assumido. Em contrapartida, caso ocorra o sinistro, o investidor não recebe o retorno. Por isso, a Susep propõe que o título seja destinado a investidores profissionais.
“A Susep adotou todas as regras numa norma, as quais serão seguidas pelo ressegurador. Essas regras são para nichos muito específicos e, por isso, é melhor segregar, o que dá mais segurança ao investidor”, comentou Santos.
Em entrevista ao Valor Econômico, a Superintendente da Susep, Solange Vieira, destacou que “o ILS irá permitir que as seguradoras possam reduzir seus riscos e custos de captação. Desse modo, isso possibilita melhores preços para o consumidor, favorecendo o desenvolvimento do mercado brasileiro”.
Confira a live completa clicando aqui.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS