Susep aposta no ILS, modelo que estimula investimentos internacionais

Susep aposta no ILS, modelo que estimula investimentos internacionais
Batizada de Investimentos Ligados a Seguros, implementação da norma pode tornar o mercado brasileiro um polo da América Latina, segundo especialista

O Insurance Linked Securities (ILS) apresenta uma série de mudanças nas regras de investimento internacional no mercado segurador brasileiro. O método, que é uma das principais apostas da Susep para este ano, é comumente adotado em outros países, sendo uma nova alternativa para a transferência de riscos de seguros e resseguros.

Com a queda na taxa de juros, essa pode ser uma nova opção de investimento exterior. “O ILS não foi uma invenção brasileira. Percebe-se uma qualidade técnica muito grande dos profissionais da Susep em construir e adaptar essa norma no país”, destacou João Marcelo dos Santos, presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP). Na noite da última quinta-feira, 6, a academia promoveu uma live para discutir justamente as mudanças da regra de investimentos.

Costumeiramente, a resseguradora se capitaliza pelo acionista privado ou uma emissão de ações. Já com o ILS, ela poderá emitir uma dívida cujo o fluxo de caixa está associado a um contrato de resseguro que fez com a seguradora. Não havendo sinistros durante o prazo de exposição, o investidor recebe de volta o capital investido, mais um retorno adicional a fim de recompensar o risco assumido. Em contrapartida, caso ocorra o sinistro, o investidor não recebe o retorno. Por isso, a Susep propõe que o título seja destinado a investidores profissionais.

“A Susep adotou todas as regras numa norma, as quais serão seguidas pelo ressegurador. Essas regras são para nichos muito específicos e, por isso, é melhor segregar, o que dá mais segurança ao investidor”, comentou Santos.

Em entrevista ao Valor Econômico, a Superintendente da Susep, Solange Vieira, destacou que “o ILS irá permitir que as seguradoras possam reduzir seus riscos e custos de captação. Desse modo, isso possibilita melhores preços para o consumidor, favorecendo o desenvolvimento do mercado brasileiro”.

Confira a live completa clicando aqui.

Partículas Seguro Nova Digital

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a oitava edição da revista:






©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.