LGPD em vigor. Estamos adequados?

LGPD em vigor. Estamos adequados?
Luiz Guazina*

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº. 13.709/2018), conhecida como LGPD, foi inspirada no regramento europeu (General Data Protection Regulation). Na Europa, entrou em vigor em 2016, e está sendo aplicada desde 2018. Por aqui, entrou em vigor de forma escalonada. Foi sancionada em 14 de agosto de 2018, entrou em vigor parcial em 18 de setembro de 2020 e terá vigência plena a partir de 1º de agosto deste ano, quando a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) – órgão da administração pública federal – poderá aplicar as penalidades previstas na lei.

Resumidamente, a finalidade dessa lei é dispor sobre o tratamento de dados pessoais, tanto em meios físicos quanto digitais, com o objetivo de proteger os direitos de liberdade e de privacidade, além do livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. Dado a sua importância e exigências, trará significativos impactos no dia a dia de todas as empresas. Não sem razão, a grande maioria está encontrando dificuldades para se adequar à nova realidade, tanto pela complexidade que esse trabalho demanda, quanto pela ausência da cultura de proteção de dados nas empresas. Sobretudo, nas que não têm o tratamento de dados pessoais nas suas rotinas.

No GBOEX, podemos afirmar que todo esse processo foi muito bem planejado e faseado para que tudo estivesse concluído antes da vigência plena da lei. Efetivamente, esse processo iniciou desde que a lei foi sancionada. Houve uma rápida compreensão dos reflexos que ela traria na atividade-fim da entidade. Rapidamente, as primeiras ações foram tomadas, como a escolha dos agentes de tratamento (Controlador e Operador) e do Encarregado de Proteção de Dados (DPO). Posteriormente, foi criado o Comitê de Proteção de Dados, que teve papel fundamental no planejamento e na execução da adequação à lei e, mais recentemente, foi criado o Comitê de Crise da Lei Geral de Proteção de Dados, com a finalidade de fazer a gestão da crise, caso ocorra algum incidente.

Treinamentos e cursos on-line já foram realizados com todos os colaboradores. Podemos afirmar e, mais do que isso, tranquilizar os nossos associados, beneficiários, corretores, colaboradores e demais parceiros de negócios que o GBOEX é uma empresa que está em conformidade com a LGPD, restando, por evidente, readequar as futuras regulamentações, que serão realizadas pela ANPD, na efetiva aplicação da LGPD.

Luiz Guazina é gerente jurídico e DPO do GBOEX*

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a 18ª edição da revista:


banner pitzi



©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.