Foram abordados temas como gestão financeira, estratégia de venda segmentada, modelo profissionalizado e gestão de dados para alavancar os negócios
A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador e criadora do TELEPORT, realizou mais um encontro virtual para promover a importância do mercado de seguros. Na live da última quarta-feira (22), Emir Zanatto, COO e sócio da TEx, e Felipe Ceitlin, Head Comercial da TEx, receberam Everton Rocha, sócio da Uphold Assessoria Contábil, que compartilhou uma série de insights, experiências e dicas para que o corretor de seguros possa fazer com que sua empresa cresça e se desenvolva no mercado.
Indagado por Felipe Ceitlin sobre o que fazer para corretora de seguros tracionar, crescer e escalar; Everton Rocha, que atua há mais de 10 anos com assessoria contábil para corretoras de seguros, foi enfático ao dizer que é preciso avaliar o investimento financeiro a ser alocado e apostar em nichos de mercado. “O primeiro ponto a ser levado em consideração tem a ver com o seu bolso. Se você tem pouco dinheiro para aplicar, o ideal é ir numa velocidade um pouco mais devagar, mas que a longo prazo você vai construir um negócio mais saudável. E sem dúvida, eu diria para que o corretor comece nichado, principalmente em produtos e públicos que vão trazer renda recorrente, como seguro de vida, seguro saúde e RC profissional“, ressaltou Everton.
Para Emir, algumas corretoras enfrentam dificuldades ao oferecer produtos de outros ramos, que não estão tão enraizados na cultura do seguro. “Vejo que temos produtos que o consumidor compra mais facilmente, já outros é preciso se esforçar bastante para vender. Então esse, como o seguro auto, que você vende e é muito consultivo, geram uma esteira de ganho maior e ajudam a fidelizar o cliente para fazer com que ele adquira outros produtos ao longo do tempo“, comentou Zanatto.
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Outro desafio comentado durante a live, foi sobre implementar o modelo profissionalizado, principalmente em corretoras familiares. Para o executivo da Uphold Assessoria Contábil, cerca de 80% das corretoras atendidas pelo escritório são empresas familiares e há essa dificuldade para se profissionalizar. “A grande dica que eu deixo aqui é que você precisa ter uma mentalidade não só de vendedor, de vender seguros, mas de empreendedor e de visão de negócios. Para isso é fundamental desenvolver um plano de negócios e pensar estrategicamente. Tire seu chapéu de vendedor e coloque o chapéu de empreendedor/empresário do começo ao fim“.
De acordo com o head comercial da TEx, existe espaço no mercado de seguros tanto para educar, seja a parcela que vai consumir os produtos, quanto os corretores que irão distribuir novas formas de produtos. “Há oportunidades no mercado e quanto você fala em profissionalização é impossível não falar de gestão e de ferramenta de método para que o corretor consiga ter uma visão global om dados confiáveis“.
Em se tratando de dados, Everton destacou a dificuldade de muitos corretores de seguros em não ter informação precisa e dados estruturados. “Muitas vezes o corretor não tem isso porque não se organiza de forma sistêmica. Com o sistema de gestão e multicálculo da TEx é possível ter condições de pensar estrategicamente“, explicou o executivo da Uphold Assessoria Contábil, que sorteou, em parceria com a TEx, um ano de TELEPORT para quem assistiu a live .
Ainda em se tratando de gestão, o executivo da Uphold Assessoria Contábil reiterou que, na maioria das vezes, o corretor não que ter a dor de empreender e opta por ficar na chamada zona de conforto. “Não é fácil administrar 100 colaboradores. São 100 objetivos que eu tenho que pegar individualmente e alinhar aos objetivos da empresa para ela crescer. A empresa só se desenvolve se tiver pessoas“.
O sócio e COO da TEx também compartilhou da mesma visão e acredita que é fundamental empreender para que o seu negócio se desenvolva e seja perene no longo prazo. “Quando tínhamos 90 colaboradores, antes da pandemia, achávamos que já tinha entendido todos os problemas. Mas ao ampliar nosso quadro para 150 colaboradores de outros Estados, vimos que há um grande desafio pela frente. Depois que você supera o medo de começar, a jornada é muito prazerosa“.
Outra dica compartilhada por Everton tem a ver muito com a gestão financeira da corretora de seguros, principalmente quando são empresas familiares. “É comum os corretores confundirem o bolso da pessoa física com o da jurídica, o que representa um grande desafio para nós corretores. Por isso é fundamental criar mecanismos para evitar usar o cartão corporativo e ter em mente que os gastos da empresa não são os mesmos da pessoa física“.
O executivo da Uphold Assessoria Contábil também alerta para a necessidade de criar reserva financeira com objetivo de ampliar os negócios da corretora de seguros. “Pega uma das suas seguradoras que você produz e separa o crédito em uma conta e deixa ele reservado. Durante um período de 6 meses, 8 meses, até um ano, você vai ver que consegue viver sem aquele valor e acabou fazendo sua primeira reserva. Quanto tiver R﹩ 30 mil você já poderá contratar um colaborador, o que irá permitir que você entre em um mundo mais estratégico“.
Em se tratando de sociedade, Everton ressaltou que é fundamental procurar unidade entre os pares para que o negócio se desenvolva de forma contínua. “Veja se o sócio compartilha da mesma visão e se tem os mesmos objetivos de crescimento. Além disso, procure uma pessoa que tenha habilidades diferentes, que complemente sua expertise“, ressaltou.
“Sem dúvida. Cada vez mais buscamos pessoas que tenham esse senso para fazerem parte do time e se tornarem sócios da TEx. Para onde queremos ir é preciso compartilhar esse sonho“, finalizou Emir.
A íntegra da live pode ser conferida no Instagram Oficial da TEx (@textecnologia) e também no Youtube Oficial da TEx .