Mercado de seguros inicia 2020 com crescimento de 2,1%

Mercado de seguros inicia 2020 com crescimento de 2,1%

O mercado de seguros faturou pouco mais de R$ 9,3 bilhões em janeiro deste ano. Segundo dados da Susep, essa soma representa um crescimento nominal de 2,1% em comparação ao primeiro mês de 2019.

Esses valores incluem o VGBL, mas não englobam o seguro saúde – que está sob a alçada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – e a capitalização.

Outra boa notícia para o setor foi a queda da taxa média de sinistralidade, que despencou de 52% para 46% entre os dois períodos comparados.

Além disso, de acordo com a Susep, houve uma queda de 11% dos sinistros ocorridos, para aproximadamente R$ 4 bilhões.

Isso significa que, no primeiro mês de 2020, o mercado de seguros devolveu para a sociedade, na forma de indenizações, algo em torno de R$ 133 milhões por dia, incluindo finais de semana e feriados, ou ainda R$ 5,5 milhões a cada hora.

Já as despesas comerciais, que incluem as comissões pagas aos corretores de seguros, cresceram 9,3% entre os dois períodos, somando R$ 2,5 bilhões em janeiro.

Fonte: CQCS

Você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.