Microsseguro é a única forma de aumentar a penetração do seguro na sociedade, diz presidente da CNseg

Microsseguro é a única forma de aumentar a penetração do seguro na sociedade, diz presidente da CNseg
Marcio Coriolano participou do Mesa Redonda do Seguro, programa promovido pelo CQCS

O microsseguro é a única maneira de atender a população que está fora do mercado segurador. Pelo menos é o que afirma o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras, Marcio Coriolano. O executivo esteve no centro do Mesa Redonda do Seguro da última quinta-feira, 24, e foi entrevistado por seis jornalistas do setor.

Embora possa atender uma camada significativa da população, essa modalidade de seguro ainda é pouco desenvolvida no país. Coriolano explica que isso deve mudar por meio de flexibilização regulatória. “O microsseguro precisa ter mais vantagens do ponto de vista regulatório para que ele se diferencie dos outros produtos. Atualmente, essa proteção transita entre os seguros tradicionais e perde sua função, que é de atender famílias de baixa renda”.

O método de distribuição também foi um ponto abordado por Coriolano. Segundo ele, deve-se ampliar os canais, como em lojas de varejo, diminuir a burocracia na contratação e oferecer atendimento prático e personalizado para auxiliar pessoas que têm pouco acesso à tecnologia.

“É preciso abrandar os encargos regulatórios para facilitar a formalização do acordo. Evidentemente com todos os cuidados possíveis”.

A Caixa Econômica Federal estuda ofertar produtos de seguros pelo Caixa Tem, a poupança digital de mais de 90 milhões de brasileiros. A princípio, o banco usaria o aplicativo somente para pagamentos recorrentes do auxílio emergencial, que foi prorrogado até o fim deste ano. Nesse interim, o governo federal encontrou a possibilidade de oferecer, além do seguro, microcrédito de até R$ 300 e cartões.

Outra forma de impulsionar o desenvolvimento dessa carteira, segundo Coriolano, é a norma da Susep que se refere à proporcionalidade. “Estimular seguradoras mais restritas, ou seja, com capital menor e de regiões distantes, possam ser essas seguradoras de microsseguro”, explica. O executivo também explorou o fato de 67% das famílias brasileiras receberem menos que dois salários mínimos. “Esse é o indicador mais claro com o teto que temos no Brasil sobre a penetração do seguro”.

Partículas Seguro Nova Digital

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a décima edição da revista:




banner pitzi



©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.