Mudanças climáticas e baixa cobertura de seguro elevam risco do setor agrícola no país

Mudanças climáticas e baixa cobertura de seguro elevam risco do setor agrícola no país

Mercado avalia que a situação do agronegócio brasileiro deve ser acompanhada de perto

A economia brasileira tem sido impulsionada por diversas indústrias, com o agronegócio como principal motor. De acordo com o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, as mudanças climáticas têm tornado o clima ainda mais imprevisível no Brasil, impactando diretamente a agricultura, setor que atualmente responde por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, destes com apenas 6% de área plantada com seguro.

O presidente da CNseg foi um dos painelistas do evento CB Fórum: “Alavancas de Crescimento Econômico: perspectivas e diálogo entre os setores de seguros e franquias”, promovido pelo Correio Braziliense nesta quinta-feira (13), em Brasília (DF).

A situação do agronegócio deve ser acompanhada de perto. Apesar da grande representatividade no PIB do Brasil, o número de áreas protegidas ainda é baixo: apenas 6% da área plantada tem seguro. “Ou seja, a nossa principal atividade enquanto economia está sob risco elevado. E a solução para isso é bastante simples: o seguro”, disse o presidente da Confederação.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

Durante sua fala, Oliveira também destacou como o setor de seguros tem crescido em taxas significativas e como fatores como a ampliação da cultura do seguro, a inovação tecnológica e a diversificação dos produtos têm relação com o aumento da proteção financeira da população, a expansão do mercado e o fortalecimento da economia nacional.

“Isso [o crescimento] resulta de uma mudança que envolve dois eixos de diversificação: o de produtos e empresas atuantes no mercado e o dos canais de distribuição, que é onde entram as franquias”, explicou.

No entanto, o gap de proteção segue sendo um desafio para a penetração do seguro no país. Segundo Oliveira, a jornada é longa, mas é possível romper a cultura de “comprar o cadeado depois que a porta é arrombada” – se referindo a busca de proteção após o sinistro – a partir de encontros que auxiliam na disseminação de conhecimento entre a sociedade.

Fonte: CQCS







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.