Nathalia Coutinho: comunicação estratégica é o trunfo que muitos corretores ignoram

No Seguro em Debate, CEO da Core Consultoria mostra como a comunicação estratégica ajuda corretoras a conquistar clientes e se destacar no mercado de seguros

A comunicação estratégica é fundamental para as corretoras de seguros. A partir dessa afirmação que Nathalia Coutinho, CEO da Core Consultoria, conduziu suas respostas durante a sabatina realizada no Seguro em Debate. O episódio de número 60 foi transmitido ao vivo na tarde de ontem, 7, nos canais da revista Seguro Nova Digital. Conduzida pelo jornalista Sergio Vitor Guerra, editor da publicação, a entrevista contou com reflexões essenciais para os corretores.

Com ampla experiência em comunicação estratégica e posicionamento de marcas, Nathalia abordou um ponto crítico: muitos corretores ainda não tratam a comunicação como prioridade estratégica. “A comunicação é importante para a perpetuação do negócio”, afirmou.

Segundo ela, a maioria prioriza apenas uma comunicação transacional e operacional, como a emissão de apólices, e deixa de lado a comunicação institucional que poderia fortalecer a marca. “Por que uma pessoa, empresa ou família vai querer comprar um seguro comigo e não com outro corretor?”, provocou. Ter clareza sobre a proposta de valor foi, para Nathalia, um passo essencial.

Outro destaque da conversa foi a venda B2B. A partir de uma pergunta feita pelo chat, Nathalia lembrou que, nesse modelo, a comunicação deve ser mais próxima e humana. “Vender consultoria e inteligência é muito relevante”, pontuou. Para ela, cuidar da marca da empresa é também cuidar da marca pessoal do corretor, pois “o dono da empresa está muito conectado com o seu negócio”.

Ser acessível sem perder a profundidade técnica

O papel das redes sociais para corretoras também esteve na pauta. “Quem não está na internet não existe”, alertou Nathalia. O mínimo, segundo ela, é ter um site, um perfil atualizado no Google Meu Negócio e ao menos uma rede social ativa. Mas não basta estar presente. “Não é só ter perfil. É ter regularidade de conteúdo e resposta, buscando ser útil e posicionando sua corretora e você como consultoria naquele assunto”, pondera.

Além disso, a CEO da Core Consultoria alertou sobre o desafio de “desvendar o segurês” e tornar o diálogo mais acessível. “O corretor tem que estar conectado com esse novo momento do mercado. É um momento de maior proximidade e consciência sobre o papel do seguro na sociedade”, explicou. Desse modo, em um cenário marcado por tragédias que reforçam a importância do seguro, a comunicação clara e empática se mostrou uma ferramenta de aproximação e fidelização.

Por fim, Nathalia deixou recomendações práticas para que corretores estudem conceitos básicos de comunicação e marketing. “Gaste um pouco de tempo do seu dia se dedicando nisso”, aconselhou. Ao final, indicou obras para ajudar os profissionais a darem o pontapé inicial nessa transformação de posicionamento e relacionamento.

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