Pelo olhar do corretor: histórias e ensinamentos do mercado

Pelo olhar do corretor: histórias e ensinamentos do mercado

Por: Julio Morato*

Artigo publicado, originalmente, na 45ª edição da revista digital.

Quando me foi pedido para escrever um artigo para a revista, fiquei pensando sobre o que poderia abordar. Decidi fugir do convencional e compartilhar algumas histórias pessoais que vivi ao longo da minha trajetória nessa indústria.

Voltando ao início dos anos 90, o mercado de seguros era bem diferente do que conhecemos hoje. Naquela época, as seguradoras estrangeiras só podiam ter participação minoritária nas empresas nacionais, a subscrição de riscos era feita com tarifas definidas pelo único ressegurador nacional da época, o IRB, e o processo de contratação de seguros também seguia regras e formatos diferentes.

Vou compartilhar um episódio que ilustra bem essa realidade. Em uma data que não posso esquecer, fechei um seguro que cobria incêndio, danos elétricos, lucros cessantes e roubo para uma pequena fábrica de bolachas. Naquela época, o seguro empresarial compreensivo ainda não existia e, além de contratar o seguro, eu realizava pessoalmente a inspeção de risco.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

Fui até a fábrica para fazer a inspeção. Após verificar a parte fabril, me dirigi a um depósito onde eram armazenadas as caixas de papelão usadas para embalagem. No depósito, encontrei caixas corroídas e sujeira deixada por roedores. Ao examinar mais de perto, percebi que os ratos haviam roído fios elétricos, aumentando o risco de danos elétricos e incêndio. Imediatamente comuniquei o proprietário da fábrica sobre os riscos potenciais. Ele, alarmado com a descoberta, quis garantir que o seguro fosse contratado o mais rápido possível.

Esse episódio não só ilustra os desafios e nuances do setor segurador na época, mas também ressalta a importância de uma inspeção detalhada e da atenção aos detalhes. Cada história é uma lição e um lembrete de como a vigilância constante é crucial para a proteção adequada.




banner pitzi



©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.