OpenCor credencia Corretores para atuarem no Open Insurance

OpenCor credencia Corretores para atuarem no Open Insurance

A FENACOR, a ENS e o IBRACOR desenvolvem uma Sociedade Processadora de Ordem do Cliente – SPOC para credenciar Corretores de Seguros que desejarem atuar no Open Insurance. Essa nova estrutura, intitulada OpenCor Brasil, integra os serviços disponibilizados pela Infraestrutura Brasileira de Proteção a Riscos – IPR Brasil, lançada pelas três entidades, no final do ano passado, com o objetivo de oferecer soluções, ferramentas e plataformas tecnológicas para que o Corretor de Seguros esteja preparado para as novas exigências do mercado, incluindo o Open Insurance, e acompanhar todo o ciclo de vida dos contratos, desde a contratação até o pagamento da indenização.

A figura da SPOC foi introduzida recentemente no mercado, através da Resolução 450/22 do CNSP, publicada em 18 de outubro de 2022.

O Open Insurance é a grande inovação recente do setor de seguros e junto ao Open Banking forma o Open Finance, que possibilitará, através do compartilhamento de dados consentido pelo cliente, o desenvolvimengto de produtos cada vez mais assertivos às necessidades e riscos das pessoas.

Dentro da estrutura do Open Insurance estão representantes das seguradoras e, com a criação das SPOCs, também os Corretores de Seguros.

Há uma série de requisitos para que um Corretor de Seguros possa atuar como SPOC: patrimônio mínimo, capacidade tecnológica e rigoroso processo de credenciamento junto à Susep.

A IPR Brasil tem como pilares as três entidades que a criaram e mais a OpenCor, cada qual com uma função específica.

A ENS, por exemplo, caberá cuidar da formação e reciclagem profissional do Corretor de Seguros. Já o IBRACOR ficará responsável pelo registro e pela orientação ao Corretor de Seguros para que adote boas práticas de governança e de ética profissional.

A FENACOR, entidade máxima de representação dos Corretores de Seguros, entre outras atividades, coordena, protege e defende os interesses da categoria, representa os 24 Sindicatos filiados e colabora com os Poderes Públicos no estudo e na solução dos problemas relacionados ao segmento. A Federação também organiza eventos e ações de qualificação e indicação de novas oportunidades de negócios para s Corretores de Seguros, além de uma série de outros benefícios.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Por fim, a OpenCor Brasil, que tem como sócios majoritários as três entidades, irá operar a plataforma tecnológica do Open Insurance.

Segundo o presidente da FENACOR, Armando Vergilio, a IPR Brasil completa e aperfeiçoa o Plano Nacional de Desenvolvimento do Mercado Segurador – PMDS, iniciativa coordenada pela CNseg, construída de forma conjunta pelos mais importantes atores do mercado de seguros.

Já o presidente da ENS, Lucas de Castro, explica que à Escola caberá oferecer capacitação necessária para que os corretores possam atuar no ambiente do Open Insurance. “Tão importante quanto a tecnologia, é a capacitação e a reciclagem desses profissionais”, salienta.

Por sua vez, o presidente do IBRACOR, Joaquim Mendanha, ressalta que fazer parte dessa Infraestrutura possibilitará a redução dos custos operacionais das seguradoras e aumento da produtividade dos Corretores, em benefício aos consumidores.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.