Parentalidade consciente: uma estratégia inovadora para equilibrar a carreira e os cuidados com os filhos

Parentalidade consciente: uma estratégia inovadora para equilibrar a carreira e os cuidados com os filhos

Por: Fernanda Cyrillo Bardela*

Artigo escrito originalmente para a 41ª edição da revista digital.

O protagonismo feminino no mercado de trabalho é pauta atual e recorrente em nosso país. Empreendendo ou não, as mulheres são catalisadoras de crescimento, inovação e mudança social.

Cada vez mais, mulheres conciliam — ou pelo menos tentam conciliar — suas vidas particulares (maternidade, família) com emprego e uma carreira brilhante. Esse avanço que vemos hoje é sem dúvida reflexo de um comportamento que vem mudando nos últimos anos. Mesmo assim, o eixo maternidade – carreira ainda é uma jornada desafiadora.

Antes de empreender no universo da Parentalidade Positiva, atuei por quase 25 anos no mercado de seguros e sei do esforço feito pelas mulheres-mães para se equilibrar tudo. Às vezes sofrem das mesmas dores, mas solitariamente negam e as evitam. E o resultado não poderia ser diferente: mães cansadas, sem apoio, exaustão física e emocional, distanciamento social, sintomas de depressão, ansiedade e sem tempo de cuidar de si mesmas.

E quando os fatores que aumentam o estresse particularmente aqueles relacionados à parentalidade ultrapassam de forma crônica os fatores que o aliviam, o burnout parental se desenvolve.

Um estudo revelou que no Brasil, 32% da PEA (1,2) tem síndrome de burnout. Outro dado relevante: o país é o 2º com mais casos de burnout no mundo (3). A relevância do assunto é tamanha que em 2022 a OMS (4) incluiu especificamente o burnout parental como doença ocupacional em 2022.

A busca pelo equilíbrio não requer apenas uma mudança na percepção social. Requer a implementação de estratégias práticas que permitam, sobretudo às mulheres, prosperar tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, afinal os líderes de amanhã serão formados hoje e dependem que elas tenham essa conciliação em seus papéis para que possam cuidá-los e capacitá-los. No entanto, isso será feito de modo saudável quando elas puderem fazer isso para si mesmas.

Cuidar da saúde física, mental e emocional é o ponto de partida fundamental para mudar o mundo de forma positiva. E o cuidado emocional e mental com a família é o alicerce para criar uma geração mais equilibrada.

1 – População Economicamente Ativa;
2 – International Stress Management Association – Isma-BR);
3 – Organização Mundial da Saúde (WHO – World Health Organization);
4 – Dados da ANMAT – Associação Nacional da Medicina do trabalho).

*Fernanda Cyrillo Bardela é Mãe, Educadora Parental e Fundadora da Parentallis – Assistência Parental. A 1ª EdTech brasileira de Parentalidade Consciente







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.