Gestão de Patricia Chacon na Liberty promete acelerar transformação digital e dar autonomia aos corretores

Gestão de Patricia Chacon na Liberty promete acelerar transformação digital e dar autonomia aos corretores

A Liberty Seguros, uma das maiores seguradoras do mundo, anunciou em março a indicação de Patricia Chacon como presidente no Brasil. Em entrevista exclusiva à Seguro Nova Digital, a executiva revelou quais são suas primeiras estratégias à frente da companhia, além de destacar a importância de mais uma mulher em cargo de liderança no mercado de seguros.

S.N.D – Sua carreira na Liberty iniciou na sede em Boston e, em 2013, fez a transição para o Brasil. Após oito anos, qual é a análise que você faz da sua atuação no país?

Patricia Chacon – Desde o meu início na Liberty, há quase 10 anos, tive a oportunidade de estar envolvida nos planejamentos estratégicos da empresa, além de ter trabalhado nos últimos anos como Head de Digital e Customer Experience na América Latina e Europa, o que me permitiu realizar projetos importantes nos diferentes mercados e agregou muito nessa nova fase.

No Brasil, sempre tive um grande foco em promover ações com impacto no relacionamento dos clientes e corretores com a Liberty, e pude liderar iniciativas de transformação digital e evolução da cultura de inovação da companhia. Tenho muito orgulho de todas as ações para parceiros que realizamos nessa última década por meio do Cresça com a Liberty e de estar entre as seguradoras mais inovadoras do mercado há três anos consecutivos.

S.N.D – Como foi para você aceitar o desafio de se tornar CEO da companhia no Brasil?

P.C – Em primeiro lugar, me senti honrada com a oportunidade e, após todos esses anos trabalhando diretamente com o Carlos Magnarelli, estou comprometida em continuar seu excelente trabalho que conduziram a Liberty a um novo patamar nos últimos seis anos. 

Enxergo como principal desafio continuar a trajetória de sucesso da Liberty, sem perder de vista os nossos pilares, crescendo com rentabilidade, sempre aliados à inovação e oferecendo a melhor experiência ao cliente.

S.N.D – Qual a sua expectativa de crescimento da Liberty Seguros Brasil nos próximos anos?

P.C – Por questões estratégicas, não podemos abrir dados sobre a expectativa de crescimento. O que posso dizer é que a Liberty segue focada em crescer com rentabilidade, avançando na expansão da companhia no mercado brasileiro, sempre trabalhando para que nossos clientes e corretores tenham a melhor experiência com a Liberty. 

S.N.D – Poderia revelar as primeiras ações estratégicas à frente da seguradora?

P.C – Estamos muito atentos ao momento em que vivemos e sempre nos adaptando às novas tendências, como por exemplo a maior procura por serviços mais acessíveis e personalizados. 

Alinhado a esse novo comportamento, lançamos em 2020 o Meu Momento de Vida, que é uma plataforma 100% digital, co-criada com os nossos corretores parceiros, com o objetivo de facilitar a compra e venda do seguro de vida, tanto para clientes quanto para corretores, viabilizando o processo de contratação do produto de forma didática, ágil e personalizada. Nela, os clientes podem personalizar todos os valores de coberturas de acordo com sua necessidade.

Pensando em como podemos oferecer uma opção completa e mais acessível aos motoristas que estão utilizando pouco seus automóveis durante o período de isolamento social mas que não abrem mão das coberturas de um seguro tradicional, lançamos o projeto piloto do Liberty Auto Controle, novo modelo de seguro auto com um preço personalizado de acordo com a distância percorrida pelo condutor. 

Neste seguro, o cliente paga por quilometragem rodada, podendo ser até 50% mais econômico que o seguro comum, mas mantendo toda a coberturas de um seguro completo.

S.N.D – A busca por seguro de vida cresce a cada ano. Qual é o nível de atenção que a sua gestão dará para esse segmento?

P.C – Na Liberty, sempre fomos uma companhia reconhecida por seguro de automóvel, porém sempre acompanhamos as novas tendências de mercado e mudanças no comportamento dos consumidores. Por isso, nos últimos três anos, apostado fortemente no crescimento dos produtos de Vida e temos tido excelentes resultados. Em 2020, por exemplo, tivemos aumento de 30% em seguros de vida. 

Neste primeiro semestre, lançamos expansões de coberturas e serviços nos seguros de Vida Individual e estamos no ar com a campanha Cresça com o Vida, que terá premiações e novidades ao longo de todo o ano. Também investimos na capacitação dos nossos corretores parceiros, para que possam aproveitar o bom momento do produto e crescer suas carteiras. Uma das iniciativas de treinamento recentes é o Acelera no Vida, uma especialização de vendas focada nos seguros de Vida que aborda assuntos que vão desde planejamento inicial e prospecção, até comunicação eficiente, marketing digital, funil de vendas, entre outros. 

S.N.D – Recentemente, a companhia iniciou os testes de telemetria em ramos de seguro auto e vida. Pode-se dizer que esse tema será bastante tratado durante o período que você estará na presidência?

P.C – Há mais de 6 anos utilizamos a tecnologia da telemetria em alguns dos nossos produtos com o objetivo de oferecer precificações mais personalizadas. O primeiro deles foi o Direção em Conta, que oferecia descontos de até 30% para os motoristas, com base nas avaliações de condução feitas pelo aplicativo. 

Desde então, continuamos avançando em outras tecnologias, como por exemplo o Liberty Auto Controle, em que utilizamos um dispositivo de fácil instalação que monitora a quilometragem rodada para gerar a cobrança de acordo com a distância percorrida no mês vigente. 

Nos nossos produtos de Vida ainda não trabalhamos com telemetria, mas seguimos em busca de novas tecnologias, sempre focados em oferecer a melhor experiência para os clientes.

S.N.D – A Liberty é conhecida por valorizar seus corretores parceiros. Qual a atenção que a sua gestão dará para os profissionais?

P.C – Trabalhamos todos os dias para fortalecer cada vez mais a parceria que temos com os corretores. Temos o compromisso de entregar as melhores ferramentas, produtos competitivos e um atendimento próximo para que nossos parceiros possam evoluir com a certeza de que seus clientes podem sempre contar com a gente. 

Estamos atentos às mudanças no mercado de seguros e no comportamento dos consumidores, acompanhando as principais tendências e inovando sempre. 

Como CEO, vou acelerar nossa jornada de transformação digital, para que nossos corretores tenham mais autonomia e agilidade no dia-a-dia, e assim, aumentar as vendas e desenvolver suas carreiras.

S.N.D – Durante a gestão de Carlos Magnarelli, a Liberty cresceu durante seis anos seguidos. Por conta das mudanças de comportamento do mercado, como você pode mesclar a estratégia do seu antecessor com suas ações a partir de agora?

P.C – Uma das características mais marcantes da gestão do Carlos nos últimos anos é o comprometimento com a rentabilidade e crescimento da companhia, algo que continuaremos priorizando nos próximos anos. 

Nosso desafio como companhia é nos manter como uma das empresas mais inovadoras do mercado, preparada para responder com agilidade aos desejos e necessidades dos consumidores. O Auto Controle e o Meu Momento de Vida são exemplos de iniciativas que nasceram com o propósito de oferecer opções personalizadas e acessíveis, para aqueles consumidores que não se sentiam atendidos pelos seguros tradicionais ou que buscam produtos com melhor custo benefício.

S.N.D – Você acaba de entrar para um grupo ainda restrito de mulheres CEO’s de seguradoras no Brasil. Qual é a análise que você faz acerca da igualdade de gênero em cargos de liderança no setor de seguros?

P.C – Nos últimos anos, é possível observar um crescente aumento no número de mulheres trabalhando nas seguradoras, porém, apesar de 54,8% do quadro total de funcionários das maiores empresas do mercado serem mulheres, somente 25% delas estão em cargos de liderança. Acredito que enquanto mercado ainda podemos avançar muito neste tema. 

Na Liberty, promovemos a equidade de gênero e investimos para oferecer oportunidades equilibradas de crescimento e suporte ao desenvolvimento das carreiras das nossas colaboradoras. Hoje, 59% do nosso quadro de funcionários é formado por mulheres e 38% dos nossos líderes são mulheres e seguimos trabalhando para aumentar este número cada vez mais nos próximos anos.

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