A Susep divulgou recentemente dados que mostravam à comissão dos corretores de seguros para venda de cada produto. As informações, divulgadas pelo portal O Globo, mostraram que as despesas de comissão em seguros no Brasil podem chegar até 59% em garantia estendida.
Uma pesquisa realizada pela Seguro Nova Digital nesta semana procurou saber quantos corretores ofereceram o seguro garantia estendida para seus clientes. Em 24 horas, 97 profissionais responderam a enquete realizada no Instagram.

A pesquisa revelou que em raras exceções o Garantia Estendida é comercializada por corretores de seguros. Produtos dessa natureza são comercializados essencialmente nas lojas de varejo, ou seja, longe da presença de um profissional.
Clima hostil
Em entrevista ao Valor Econômico, a Superintendente da Susep, Solange Vieira, defendeu medidas para aumentar a concorrência e o uso de tecnologia no setor de seguros. Segundo a superintendente, o mercado é concentrado e usa poucas ferramentas de inovação e, desse modo, atrapalha o aumento da sua popularidade no país.
“Gostaríamos que as plataformas das diversas seguradoras pudessem ser facilmente comparadas pelo consumidor. Além disso, a concorrência de preço deve ser mais efetiva”, disse a superintendente ao portal.
Desse modo, as recentes declarações foram mal recebidas pelos corretores, que chegaram a criar um abaixo-assinado contra a economista.
Comissão corretores