Preço do seguro dos carros mais vendidos cai 46% para homens e sobe 15% para mulheres

Avaliação feita do primeiro semestre mostra que, pela terceira fez no ano, o perfil feminino pagou mais caro que o masculino, segundo levantamento da Minuto Seguros

No mês de junho, o preço do seguro dos carros mais vendidos do Brasil ficou mais caro para mulheres e diminuiu para homens. É o que aponta o levantamento da Minuto Seguros, empresa da Creditas. O seguro dos dez carros mais vendidos do Brasil teve uma baixa variação, fechando o comparativo mensal com aumento de 2% para os homens e de 4,4% para as mulheres. No somatório do primeiro semestre, no entanto, os números são mais acentuados: diminuição de 46,5% para o perfil masculino e aumento de 15,2% para o feminino em junho, com relação a janeiro.

O ranking abrange 11 capitais brasileiras e considera a lista divulgada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) para determinar os dez carros mais vendidos no período.

“As variações de janeiro para junho poderiam despertar um alerta se fossem lidas separadamente. Mas, ao analisarmos a pequena variação de maio para junho, podemos enxergar que o mercado está mais estável agora do que no início do ano, e que deve continuar assim nos próximos meses”, explica Michel Tanam, Gerente Comercial da Minuto Seguros.

Este é o terceiro mês de 2024, e o segundo consecutivo, que registra apólices mais caras para as mulheres do que para os homens. Mas, como a variação do período não é significativa, o caso pode ser lido como apenas uma consequência de maio, segundo Michel.

Entre os destaques do mês de junho, estão:

(as comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de junho/24 contra maio/24)

A cidade com os menores preços médios, tanto para o perfil masculino quanto para o feminino, dentre os modelos analisados, foi Porto Alegre, onde o valor foi de R$ 1.927,01 (+0,7%) para homens, e R$ 2.271,77 (+3,4%) para mulheres.

Belo Horizonte registrou os maiores preços médios no perfil masculino, com R$ 3.303,82 (+3,7%). Enquanto isso, Rio de Janeiro foi a cidade com os maiores preços no perfil feminino, atingindo R$ 3.316,20 (+5,4%).

A média geral do preço do seguro para todos os modelos e capitais é de R$ 2.477,79 (+2%) para o perfil masculino, e R$ 2.730,59 (+4,4%) para o perfil feminino.

Entre as variações mais expressivas de valores para os modelos mais vendidos, nas capitais analisadas, estão:

O Novo HB20 Sense sobe duas posições e conquista o primeiro lugar na lista dos mais vendidos, registrando um leve aumento em ambos os perfis. No masculino, o modelo atinge o valor médio do seguro de R$ 2.169,01 (+0,5%). Enquanto isso, no feminino, o preço médio é de R$ 2.377,29 (+1,1%).

A maior variação do modelo para os homens ocorre em Brasília, alcançando R$ 1.882,32 (+9,6%), enquanto para as mulheres é em Goiânia, custando R$ 2.626,98 (+9,6%).

O Novo Onix Hatch, que cai da segunda para a terceira posição, registra a maior variação na média geral tanto do perfil masculino (+14,4%) quanto do feminino (+23%). A capital com a maior variação nos dois perfis é Vitória, onde chegou a R$ 3.653,24 (+53,8%) no masculino, e R$ 4.719,40 (+94,7%) no feminino.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

A média do preço do seguro é de R$ 2.628,36 para o perfil masculino e R$ 2.981,09 para o feminino.

O Mobi Like, que cai de quinto para sexto na lista da Fenabrave, registra a maior queda do perfil masculino, ainda que pouco significativo. Além disso, registra uma leve redução no perfil feminino. No masculino, o modelo atinge o valor de R$ 2.168,34 (-3,2%), já no perfil feminino chega a R$ 2.368,97 (-0,2%).

Contudo, a maior variação para o perfil masculino é em Brasília, com valor de R$ 1.882,11 (-12,5%). No feminino, uma das maiores variações se dá em Curitiba, com custo de R$ 1.966,24 (-5,4%).

Entre os destaques do semestre, estão:

(as comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de junho/24 contra janeiro/24)

  • No perfil masculino, o Novo Trackerfoi o modelo que sofreu a maior variação: – 61,8% (R$ 2.375,36);
  • No perfil feminino, o Novo Onix Hatchfoi o modelo que sofreu a maior variação: +42,9% (R$ 2.981,09);
  • A média geral de variação para todos os modelos e capitais foi de -46,5% para o perfil masculino e +15,2% para o perfil feminino.
Perfil feminino — clique na imagem para ampliá-la
Preço do seguro dos 10 carros mais vendidos perfil masculino
Perfil masculino — Clique na imagem para ampliá-la




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.