Panorama 2024: o que a proteção integrada traz para a América Latina?

Panorama 2024: o que a proteção integrada traz para a América Latina?

Ofertas personalizadas, garantias de devolução de dinheiro e crescimento nas compras no setor varejista são algumas das áreas de oportunidade que as insurtechs têm apresentado na América Latina

Comprar seguro digital não é o mesmo que comprar seguro incorporado. Na América Latina esta confusão ainda existe. O seguro digital limita-se à distribuição de informações por meio de canais como um site, sem levar em conta as necessidades do cliente. O seguro incorporado oferece proteção durante o processo de compra, no momento em que o cliente necessita, sem necessidade de recorrer a uma entidade externa. Essa experiência de proteção coesa está disponível por meio de uma plataforma única para tornar a experiência do cliente o mais simples possível.

Os consumidores de hoje procuram experiências on-line intuitivas e integradas, e os seguros não são exceção. Empresas como a Cover Genius, insurtech especializada em proteção integrada, podem oferecer uma solução ao mercado para qualquer parceiro de qualquer setor (logística, viagens, gig economy, imobiliário, mobilidade, fintech, venda de ingressos, entre outros) que queira proteger seus clientes globais, independentemente do país, idioma ou moeda.

“Na América Latina faltam soluções verdadeiras de insurtech de ponta a ponta que permitam resolver todo o processo de proteção com um único fornecedor. Os clientes podem comprar seguros on-line, mas ainda precisam enviar documentos em papel ou receber cheques pelo correio e negociar com vários provedores. Isto é problemático porque quando adquirem proteção através de canais digitais, esperam um processo totalmente digital. O resultado é um fluxo de compra ou reserva pouco fluido, bem como ofertas de proteção que não são relevantes para o que o cliente está comprando”, explica Kyle Keogh, Diretor de Negócios para as Américas da Cover Genius, que, com uma única API, oferece uma solução abrangente para cocriar soluções integradas de seguros, garantias ou outro tipo de proteção.

A América Latina é um terreno fértil para insurtech. De acordo com a Insurtech Latam Journey (julho de 2023):

  • Até o momento, existem 470 insurtechs na América Latina. Estima-se que sejam 7% do ecossistema global de insurtech, representando 2% do financiamento total.
  • Os países da América Latina continuam a atrair insurtechs estrangeiras, especialmente México, Colômbia e Peru. O índice de atração chega a 18% (+30% em um ano). O Brasil continua a ser a força motriz da região com 198 insurtechs e um crescimento robusto de 16%.
  • 16% das insurtechs criam novos modelos de negócios (incluindo insurtech full-stack).
  • 41% das insurtechs dedicam-se à distribuição digital.
  • 44% são facilitadores e colaboram com (res)seguradoras e intermediários.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

O QUE SE ESPERA DAS INSURTECHS EM 2024?

Em 2024, a proteção integrada terá uma enorme oportunidade de crescimento na América Latina. Conheça alguns dos aspectos mais importantes:

Proteção personalizada

Atualmente, as fontes de seguros tradicionais, como corretores de seguros ou bancos, nem sempre têm a capacidade de adaptar as apólices às necessidades dos clientes. Em vez disso, oferecem apólices de tamanho único com produtos padronizados. Em 2024, a procura por seguros integrados aumentará e as opções para personalizar a proteção serão maiores.

Garantia de devolução

De acordo com um relatório global recente, os consumidores aos quais é oferecida proteção de cancelamento por qualquer motivo (CFAR) ao comprar ingressos para eventos ao vivo ou reservar viagens têm maior probabilidade (60%) de comprar o ingresso para o evento, a passagem aérea ou a acomodação em questão, em comparação com ofertas proteção de reembolso mais limitada ou nenhuma. A Proteção de Reembolso CFAR em 2024 será mais solicitada, pois permite que os clientes solicitem o reembolso de suas compras de forma integrada, sem ter que fazer burocracia ou fornecer documentação desnecessária.

Demanda no varejo

Mais de 6 em cada 10 pessoas garantiriam as suas compras diretamente nas plataformas digitais e quase 5 em cada 10 também indicam que aumentariam a possibilidade de comprar um produto online se tivessem a opção de protegê-lo ao mesmo tempo que efetuam a compra. Por isso, a aliança entre empresas de varejo e insurtech, que lhes permite oferecer ofertas personalizadas com pagamento instantâneo de sinistros e fácil comunicação, ganhará importância e se tornará indispensável para o crescimento das vendas a varejo na região.

Aliança com fintechs

Impulsionados pela comodidade, 70% dos usuários de aplicativos fintech em todo o mundo estão altamente interessados em receber ofertas de proteção incorporadas com base em dados transacionais, eliminando o atrito de adicionar seguro como uma “segunda etapa”, mostra o relatório realizado pela Momentive.ai e encomendado pela Cover Genius.

Leia, por fim, a 38ª edição da revista:





©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.