Regina Lacerda apresenta dados da participação feminina no setor de seguros, em live da Segfy

Regina Lacerda apresenta dados da participação feminina no setor de seguros, em live da Segfy

Por: Conhecer Seguros

A presidente do Clube das Executivas de Seguros de Brasília (CESB) e CEO da Rainha Seguros, Regina Lacerda, participou da live “Mulheres no Mercado de Seguros”, promovida pela Segfy, no dia 6 de julho. Na ocasião, Regina apresentou dados sobre a participação feminina no setor, deu dicas de vendas e divulgou o relançamento do livro “Mulheres no Seguro”, que deve acontecer pela Livraria Cultura, em São Paulo.

Destacando algumas estatísticas importantes sobre o trabalho da mulher no setor, Regina mencionou o estudo da Conhecer Seguros, feito com base nos dados disponibilizados pela Susep. “De 1992 até os dias atuais, a participação feminina continua crescendo em cargos executivos. O total de homens aumentou 2,9%, em 2021, sendo que o de mulheres teve alta de 10,5%. Quando falamos em cargos estatutários, dos 168 postos de trabalho, 10% tem ocupação feminina”, disse Regina.

Ela lembrou como a situação era bem diferente até pouco tempo atrás, mas “hoje, 34 milhões de mulheres são chefes de família e responsáveis pelo ganho financeiro de suas casas. É um processo de empoderamento, que deixa as mulheres cada vez menos vulneráveis, inclusive socialmente”, enfatizou.

Em relação a produtos, a especialista elogiou o posicionamento do mercado em disponibilizar seguros voltados para as mulheres. Segundo ela, o setor tem procurado enxergar as necessidades específicas desse público para um atendimento mais assertivo. “Vender para mulher implica oferecer produtos diferenciados, com melhores preços e atendimento de qualidade. A mulher é detalhista, faz pesquisa e não abre mão de uma boa conversa comercial. E estava na hora do mercado olhar para isso. Nos últimos cinco anos, a contratação do seguro de vida individual para mulher, por exemplo, aumentou 55%”.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Esses tipos de seguros também foram abordados pela convidada da live e CEO da W. Alves Seguros, Wanessa Alves. Ela comentou sobre o auxílio que a proteção securitária proporcionou no momento em que descobriu ter um câncer de mama.

“Graças ao amparo do seguro saúde, na agilidade do diagnóstico e do tratamento, e do seguro de vida na cobertura para doenças graves, consegui ter a tranquilidade financeira que precisava para cuidar da minha saúde”, comentou Wanessa.

Atualmente, ela diz que vende com mais entusiasmo o seguro, principalmente em fases delicadas da vida. “O seguro de vida permitiu que eu desse uma guinada na minha vida, inclusive na profissional, ao ponto de decidir abrir minha própria empresa de seguros”, completou.

Durante a live, as especialistas reforçaram ainda as vantagens de contar com uma mulher no time de vendas, e Regina explicou os motivos: “a mulher tem mais intuição, disciplina, psicologia prática, empatia, senso de sinergia, além da sedução natural, que envolve o cliente e o leva a fechar o negócio.”

Quando questionada sobre o que falta para a mulher no setor, a presidente do CESB foi decisiva em dizer: confiança em si mesma. “Precisamos nos arriscar mais e ocupar espaço de destaque nas lideranças das empresas de seguros. Temos preparo acadêmico e competência pra isso. Sem falar que quando uma mulher cresce, a tendência é dela levar outra mulher à ascensão, aumentando a equidade de gênero”, respondeu Regina.

Em relação às diversas responsabilidades femininas e administração do tempo, Regina disse não acreditar que haja uma divisão entre a vida pessoal e a profissional. “Antigamente, as empresas insistiam em dizer para deixarmos os problemas em casa ao iniciar o dia de trabalho, mas o processo não funciona assim. Somos a mesma pessoa dentro e fora do escritório. Nós precisamos de pessoas que nos ajudem a fazer dar certo, uma rede de apoio para dividir as tarefas dentro de casa, além, claro, de buscar a disciplina pessoal, dedicando os horários adequados para cada atividade.”

Regina encerrou sua participação destacando o relançamento do livro “Mulheres no Seguro” e agradeceu a participação das executivas que foram co-autoras da obra. “Convidei cerca de 200 mulheres para, no final, ter 30. Podemos observar o relato de mulheres corajosas, que abriram suas intimidades, falando sobre assédios, divórcios, gravidez por inseminação artificial, enfim, temas polêmicos que colocaram essas mulheres à prova para escrever suas experiências de superação.”

Além da participação de Regina e Wanessa, a live da Segfy foi apresentada pelo head de Marketing da empresa, Lindemberg Almeida, e pela especialista na área, Raquel Bortoloso.

Leia, por fim, a 25ª edição da revista:




banner pitzi



©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.