“Nos preocupamos com atendimento adequado”, diz diretor da Susep sobre Resolução 382/20

"Nos preocupamos com atendimento adequado", diz diretor da Susep sobre Resolução 382/20
Em entrevista exclusiva concedida em junho de 2020, poucos dias antes da Resolução entrar em vigor, Rafael Scherre, diretor técnico da Susep, revelou os motivos da iniciativa

A Seguro Nova Digital entrevistou o diretor técnico da Susep em junho de 2020 quando os dispositivos da Resolução 382/20 foram divulgados. Rafael Scherre, então, explicou os motivos com os quais a autarquia federal havia promovido essa nova lei, que, à época, tinha como medida de caráter educativo. A partir do início deste ano, corretores que não seguirem os preceitos dos dispositivos podem ser multados, segundo aponta o site CQCS.

Veja um trecho da entrevista:

SND – Alguns pontos da Resolução 382/20 chamaram a atenção dos corretores de seguros. Qual foi o intuito da autarquia ao criar esse dispositivo?

RS – Estamos preocupados com o atendimento adequado, além de levar maior transparência ao consumidor.

SND – Por que você acredita que essa medida desagradou uma parcela significativa dos corretores?

RS Enxergamos com naturalidade as reações. Toda mudança traz um pouco de incômodo. Não observamos como certa ou errada, mas sim que deve ser feita. Elas fazem parte das recomendações internacionais do setor de seguros. Além disso, dialogam com a transparência no código de defesa do consumidor.

SND – Qual é a intenção da Susep ao pedir que os corretores informem a comissão aos segurados?

RS – Atribuir maior transparência no mercado de seguros. Um dos principais pontos, inclusive, é de atender os direitos dos consumidores, com base no Relatório Mundial sobre a Intermediação de Seguros.

SND – Como as seguradoras devem atuar nesse caso?

RS – As seguradoras reportarão quais corretores elas mantém contato como uma forma de garantir aos profissionais que cumpram os requisitos da resolução.

Para conferir a entrevista completa clique aqui

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