Quem tem restrição de crédito pode contratar seguro?

Quem tem restrição de crédito pode contratar seguro

Em 2019, o volume total de dívidas no Brasil recuou 0,29% em janeiro, após ter avançado 2,75% em dezembro. Ao todo, 62 milhões de consumidores estavam como CPF negativado, segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Mesmo inadimplentes, eles podem contratar seguro?

De acordo com a SUSEP, qualquer pessoa tem o direito de contratar um seguro e em qualquer situação, mesmo que o nome esteja no SPC/Serasa. Entretanto, a inadimplência deve ser avisada previamente antes da contratação do seguro. Geralmente, as seguradoras oferecem seus produtos aos consumidores com um pequeno aumento no valor da apólice ou solicitam pagamento a vista do seguro.

Leia também:

Corretor e consumidor opinam sobre cultura do seguro residencial no Brasil

ENS inicia inscrições para programa no exterior

Algumas empresas podem exigir que clientes inadimplentes paguem o seguro à vista. No entanto, é importante notar que toda seguradora também tem o direito de negar a contratação de um seguro que ofereça, mas desde que dê justificativas pertinentes, e que não seja por causa da restrição de crédito do potencial cliente.

Além disso, também é direito da seguradora aumentar o valor da apólice no caso de o cliente ter um histórico de inadimplência, portanto, o melhor antes de contratar seu seguro é pesquisar se você está com o nome sujo e tentar limpá-lo, seja quitando todas as dívidas, ou, no caso de fraude, entrando em contato com órgãos de proteção ao consumidor ou com a(s) empresa(s) credor(as).

Algumas informações do texto sobre a restrição do crédito foram coletadas do site Compara Online

Você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top