Roubos e furtos de bicicleta aumentam e impactam a procura pelo seguro

Roubos e furtos de bicicleta aumentam e impactam a procura pelo seguro

São Paulo é a cidade com maior número de ocorrências neste ano: 1330. Cidade é seguida por Rio de Janeiro (780), Curitiba (479), Brasília (221) e Belo Horizonte (195), segundo site de Bicicletas Roubadas

Seja para trabalhar, estudar ou se divertir, não há dúvidas de que as bicicletas já são onipresentes na vida dos brasileiros. Cerca de 40 milhões estão espalhadas pelas ruas do Brasil, segundo dados da Bicycle-Guider.

Mas a busca por um modal limpo e saudável não tem apenas o lado bom. O crescimento do mercado das magrelas também atrai o aumento da criminalidade.

De acordo com o site Bicicletas Roubadas, já neste ano foram 6253 ocorrências (dados coletados no dia último 12 de novembro), entre furtos e roubos. A cidade campeã é São Paulo, com 1330 ocorrências, seguida por Rio de Janeiro (780), Curitiba (479), Brasília (221) e Belo Horizonte (195). O site é alimentado pelas próprias vítimas, que reportam os crimes.

Já, de acordo com a Aliança Bike, somente em 2022 foram vendidas mais de 3,77 milhões de unidades. O Boletim Técnico sobre o Mercado de Bicicletas Elétricas 2023 projeta um crescimento de 27% no mercado. Esse aumento equivale a 57 mil unidades até o final de 2023.

Panorama das bicicletas no Brasil

Para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de São Paulo, as bicicletas são o modal preferido de 7% dos paulistanos. E, com base no mesmo levantamento do CET, a adoção desse meio de locomoção aumentou 14% nos primeiros meses de 2023, em comparação ao ano anterior.

Pesquisas da Aliança Bike indicam que o Brasil possui 12,3 mil estabelecimentos voltados para a comercialização de bicicletas, acessórios e serviços. Mais de 40% dos estabelecimentos estão na região Sudeste, com destaque para a capital paulista, que concentra 540 empresas do setor.

O estado de São Paulo lidera o ranking, com 24% das lojas do País, seguido por Minas Gerais com 12% deles e Paraná com 7% do total nacional. Entre os estados do Nordeste, destaque para a Bahia, com 6% do total de empresas, enquanto na região Norte, o Pará representa 3%.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

E as bicicletas elétricas estão em ascensão. Esse mercado comercializou quase 45 mil unidades em 2022, um crescimento de 9,64% em comparação ao ano anterior. O valor médio de cada unidade atingiu R$6,8 mil e a projeção de crescimento para 2023 é de 27% em um cenário otimista.

Seguros em crescimento

“Neste cenário promissor e ao mesmo tempo assustador, cresce o número de pessoas que se locomove por bicicletas e que procura proteger suas magrelas”, explica Henrique Volpi, CEO da Kakau Seguros – plataforma digital que utiliza a tecnologia de inteligência artificial para entregar resultados mais precisos no segmento de seguros.

Dados da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) estimam que já são mais de 100 mil bicicletas asseguradas.

“Cerca de 77% das bicicletas vendidas no País custam em média até R$ 3 mil, de acordo com a Aliança Bike, mas há algumas que chegam a até R$150 mil! É mais do que necessário proteger um bem tão valioso e investir em uma cobertura específica para a sua utilização”, conta o CEO.

O Kakau Mobi é a proteção perfeita para bicicletas manuais e elétricas. São três planos digitais e completos:

  • Performance: roubo e furto qualificado, quebra acidental, assistência 24h ilimitada (chaveiro, transporte e reboque);
  • Ativo: roubo e furto qualificado, quebra acidental, assistência 24h ilimitada (chaveiro, transporte e reboque);
  • Urbano: roubo e furto qualificado.

A contratação, que é realizada por meio do site da Kakau, tem início com uma cotação onde é informada a marca e modelo da bike, sendo seguida por uma vistoria. Acesse Link

Leia, por fim, a 38ª edição da revista:





©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.