Estudo inédito da Saúde Clara comprova que APS com Saúde Integrativa gera economia média de 47% no cuidado com o idoso

Estudo inédito da Saúde Clara comprova que APS com Saúde Integrativa gera economia média de 47% no cuidado com o idoso

Renata Muroya (Dir. Mercado), Josiane Colombo (Dir. Executiva) e Roberta Oliveira (Ger. de Qualidade)

Queda se verifica na comparação com modelos tradicionais de remuneração por serviço, fee-for-service (FFS), que vêm pressionando os custos do sistema de saúde suplementar

Um estudo inédito da Saúde Clara, divulgado recentemente, comprova que a Atenção Primária à Saúde (APS) integrada à Saúde Integrativa pode gerar uma economia média de 47% no cuidado ao idoso, sem comprometer a qualidade do atendimento. Por sua contribuição, a Saúde Clara recebeu, este mês, o Prêmio Saúde Unidas 2025, que nesta edição trouxe como tema “Cuidado centrado no idoso: equilíbrio entre tecnologia e inovação”.

Conduzido por Renata Muroya, diretora de Mercado da Saúde Clara, o estudo “Economia do Cuidado Integral: Análise de um modelo de atenção primária centrado no idoso” concentra-se em um dos principais desafios da saúde suplementar na atualidade que é manter aposentados e dependentes dentro da carteira e, ao mesmo tempo, assegurar a sustentabilidade dos negócios, contendo a escalada de custos sem comprometer o acesso e a qualidade do atendimento.

A partir da pergunta: “como incorporar tecnologias inovadoras com o cuidado centrado no idoso, sem tornar o plano impagável?”, Renata desenvolve a pesquisa com 373 idosos, que foram acompanhados por mais de três meses, comparando o investimento real em APS com Saúde Integrativa no modelo per capita, com o custo hipotético dos modelos tradicionais de remuneração por serviço, fee-for-service (FFS).

Renata destaca que “a literatura internacional defende a Atenção Primária à Saúde (APS) como estratégia para reduzir internações evitáveis e melhorar coordenação do cuidado, mas no Brasil esses modelos ainda são poucos, e investimentos em ações preventivas atingiram em 2024 o menor patamar da década”. Para ela, “sem APS estruturada, o idoso vaga num ‘shopping de especialidades’, multiplicando consultas, exames repetidos, internações com alto número de diárias e filas de pronto‑socorro”, afirma.

Os resultados obtidos pelo estudo demonstraram que o modelo APS de prática avançada com Saúde Integrativa proporciona economia média de 47% de economia entre idosos hiperutilizadores do sistema. “Esse achado demonstra a alta resolutividade da APS quando combinada a tecnologias de monitoramento e intervenções humanizadas, uma vez que procedimentos preventivos e de saúde integrativa dentro da clínica substituem a necessidade de atendimentos fragmentados no modelo FFS”, conclui Renata.

Compartilhe:

Nos acompanhe também pelas redes sociais

Links rápidos

Receba nossas informações em primeira mão

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.