Seguro ambiental dispara no Amazonas

Seguro ambiental dispara no Amazonas

Fábio Barreto, presidente da comissão de Responsabilidade Civil da FenSeg

O seguro ambiental no Amazonas cresceu 372% no primeiro semestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2022, com arrecadação de R$ 1 milhão. Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), atualmente, as empresas sediadas no Amazonas concentram 43% da arrecadação deste seguro na Região Norte.

Para o presidente da comissão de Responsabilidade Civil da FenSeg, Fábio Barreto, os dados são bastante promissores, considerando o atual estágio deste seguro no país. “Enquanto nos EUA e Europa o seguro de risco ambiental é visto como um instrumento de proteção social, como um investimento que a empresa deve fazer em prol do coletivo, no Brasil, para a maioria, a apólice ainda é vista como um custo a mais para a operação”, comenta.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

A questão regulatória pode ser um caminho para essa transição. Barreto cita o caso do México, onde a agência que regula o setor energético tornou obrigatório o seguro de Riscos Ambientais para as empresas do segmento de hidrocarbonetos, que inclui toda empresa que transporta, armazena, distribui e atua com a compressão, descompressão, liquefação e regaseificação, ou venda ao público (postos de combustíveis) de hidrocarbonetos ou produtos petrolíferos.

“As questões de ESG estão avançando nas empresas, e as seguradoras podem contribuir, na medida que concedem as garantias às empresas, seja revisando o gerenciamento dos riscos ambientais e questões de governança, seja endossando as práticas ambientais implementadas”, conclui Barreto.

Leia, por fim, a 35ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.