Preço do seguro auto apresenta queda em novembro após longo período de alta

Preço do seguro auto apresenta queda em novembro após longo período de alta

Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), estudo realizado pela TEx, leva em consideração o dataset com maior abrangência nacional, utilizado por mais de 20 mil Corretores

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga os números de novembro do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o estudo, o índice geral de Seguro Auto teve redução de 3,1% em novembro o que contribuiu para o quarto mês consecutivo sem alta. Mesmo com a queda, o índice apresenta aumento de 23,5% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Para baixar o IPSA completo acesse o link.

Para Emir Zanatto, CEO da TEx, a queda de 3,1% do valor do seguro em novembro demonstra que o mercado está no início de uma redução de preços. “A tendência de queda pode se confirmar nos próximos meses se não houver aumento dos índices de roubo e furto”, explica o executivo.

Seguindo o índice geral, o IPSA por gênero sofreu queda em ambos os sexos. Para o masculino houve queda de 4,4%, já no feminino a redução foi de 1,7%.

Observando o IPSA por faixa etária, o executivo destaca a queda significativa do seguro entre jovens de 18 a 25 anos. “Após um aumento de 20,2% em outubro, retornou ao patamar anterior com 10,7%, o que representa uma redução de 18,3%”.

Dados regionais

A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. “Ao analisar por região podemos observar que nem todas reduziram o índice. Rio de Janeiro, Fortaleza e Curitiba ficaram estáveis. Enquanto Belo Horizonte teve aumento de 2%”.

Especificamente na cidade de São Paulo, o IPSA revela que o seguro na Zona Leste é 64,7% superior à região central. Já na capital fluminense, a Zona Norte segue com o maior índice, sendo 84,8% maior na comparação com a Zona Sul do Rio de Janeiro.

Em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, o Chevrolet Onix segue na liderança com 6,5% do volume total, seguido por Hyundai HB20 com 4,9% e Creta com 3,4%. Vale lembrar que o top 10 dos carros mais cotados representa 32,4% do total de automóveis cotados no mês de novembro.

Para baixar o Índice de Preços do Seguro Automóvel completo acesse o link

Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em seis indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por população, IPSA por região, IPSA por idade do veículo, e IPSA por valor da tabela Fipe. Além do ranking de carros mais cotados pelo TELEPORT.

Com mais R$ 3,5 bilhões de prêmios transmitidos por ano e mais de 2.000.000 de cotações por mês realizadas no TELEPORT, solução de Gestão e MultiCálculo da empresa para Corretoras de Seguros, é possível afirmar que a TEx possui o maior dataset do mercado, com abrangência nacional e mais de 20 mil Corretores utilizando suas soluções diariamente. “Essa penetração possibilitou a criação do Índice de Preços do Seguro Automóvel. O IPSA traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil”, revela Emir Zanatto, CEO da TEx.

Redes sociais

TEx – Instagram, Facebook, LinkedIn

Fonte: A4&Holofote

Leia, por fim, a 29ª edição da revista:




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.