Parcelamento do seguro auto em até 12 vezes aumenta 375% nos últimos três anos

Parcelamento do seguro auto em até 12 vezes aumenta 375% nos últimos três anos

Pandemia acelerou e mudou comportamento do mercado de seguros, de acordo com levantamento realizado pela TEx

Tradicionalmente as seguradoras só parcelavam o seguro no máximo em dez vezes, sendo que o parcelamento em quatro ou seis parcelas representava mais de 45% dos pagamentos. Isso ocorria principalmente porque as seguradoras não aplicavam juros nessas parcelas. Mas a partir de 2020 houve uma mudança significativa, de acordo com levantamento realizado pela TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador. Nos últimos três anos o parcelamento do seguro auto em 12 vezes aumentou de 4% para 19%, um crescimento de 375%.

Genildo Dantas, gerente de inteligência de dados da TEx, destaca uma série de fatores que contribuem para esse aumento no seguro auto. “Com a competição mais acirrada durante a fase mais restritiva e logo em seguida, com o aumento desenfreado do seguro puxado pelo aumento dos veículos e peças, as seguradoras começaram a procurar novas formas de pagamento”, revela.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Outro ponto destacado pelo executivo no levantamento está ligado a taxa de juros. “A (taxa de juros) média aplicada pelas seguradoras é de 1,8% ao mês, cujo valor anual representa cerca de 24%. Quase o dobro da Selic, que está em 13,75%. Mas, bem abaixo dos empréstimos pessoais que podem ultrapassar 108% ao ano”.

Para o executivo a flexibilização e a inovação dos pagamentos pode ser um fator de disrupção do mercado de seguros. “Isso deve ser acelerado quando as seguradoras estiverem inseridas no Open Finance (iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para o consumidor)”, finaliza.

Fonte: A4&Holofote

Leia, por fim, a 28ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.