Comportamento das mulheres no trânsito deixa o valor do seguro auto mais baixo para o público feminino em relação aos homens
Exclusivo – A média do valor do seguro auto para mulheres é menor em comparação aos homens. Para chegar nessa média de preços, as seguradoras levam em consideração fatores como idade, histórico de sinistros, cidade e valor do veículo. Nesse sentido, o que diferencia o público feminino do masculino?
O especialista Manes Erlichman, vice-presidente e diretor técnico da Minuto Seguros, explica que é de conhecimento do mercado a diferença de comportamento entre os gêneros no trânsito. “As mulheres são mais cautelosas na direção do que os homens, registrando menos sinistros e até se envolvendo menos em acidentes e colisões”. Esses fatores, segundo ele, refletem diretamente no valor do seguro para o público, “que tende a pagar menos que os homens mesmo em regiões consideradas mais caras”, complementa.
No Brasil, as mulheres estão cada vez mais interessadas em obter sua carteira de habilitação. É o que aponta a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Até março de 2021, o Brasil contava com 25,8 milhões de motoristas mulheres, o equivalente a 35% do total de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do país.
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“De fato, ao longo dos anos tem aumentado a contratação de seguros por mulheres, bem como a inclusão de mulheres na relação de condutoras adicionais”, destaca Erlichman. As seguradoras, observando esse movimento, começaram a desenvolver produtos mais personalizados, o que acaba, de acordo com o especialista, tendo apoio do momento de avanço tecnológico do setor.
O diretor da Minuto Seguros destaca também que o seguro auto para o perfil femino tem a mesma base do perfil masculino e oferece as mesmas proteções contra roubo, furto e colisões, por exemplo.
“Além disso, existem também os mesmos tipos de assistência, como guincho e carro reserva. Acontece que, em algumas seguradoras, é possível encontrar outros níveis de personalização para o produto, indo de acordo com alguma necessidade extra da cliente ou trabalhando promoções específicas para o público”, conclui o especialista.
Leia, por fim, a 30ª edição da revista: