Seguro auto: os 7 motivos que mais influenciam seu preço

Seguro auto: os 7 motivos que mais influenciam seu preço

Estudo inédito da TEx revela que, apesar de as seguradoras fazerem uma série de perguntas, somente 7 razões impactam mais de 70% no preço do seguro

Dayane Carvalho, 25, se assustou ao ouvir da sua corretora que o preço do seguro do seu veículo estava cerca de 50% mais caro desde a última renovação. A fisioterapeuta, que é moradora do Jardim Ângela, bairro da zona Sul de São Paulo, está apreensiva para saber o preço da próxima renovação que acontece em março. “As dívidas do começo do ano, como o próprio IPVA, pesam no bolso e, por isso, eu pesquise um seguro mais barato desta vez”, explica. 

Entre 2021 e 2022, o seguro auto subiu em média 33%, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). As seguradoras levam em conta dezenas de fatores na precificação, mas o último Índice de Preços do Seguro de Automóvel (IPSA), relatório desenvolvido pela insurtech TEx, revelou as 7 razões que influenciam em 70% no valor do seguro. Confira:

1 – Classe de bônus

É a variável mais importante para determinar o valor do Seguro de um automóvel, sendo categorizada em faixas que vão de 0 a 10. Esses valores são representados pela fidelidade e competência do Segurado. Quanto mais renovações sem sinistro, maior será sua classe de bônus.

2 – CEP do condutor

A região geográfica por onde o carro transita tem grande importância na determinação do valor do seguro, podendo, por exemplo, encarecer em locais com maior risco de roubo e furto.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

3 – Valor do veículo

Veículos mais caros, geralmente, não são alvos de roubos e furtos. Por isso, esses veículos têm um valor proporcionalmente menor no Seguro.

4 – Idade do veículo

Carros mais velhos, com maior quilometragem, têm maior custo de reparo e geralmente são mais roubados. Quanto mais velho o carro, mais caro é o seguro.

5 – Idade do condutor

É um bom indicativo de experiência na condução de veículos. Em geral, quanto mais velho é o condutor, menor é o preço do seguro.

6 – Fabricante do veículo

Cada fabricante opera de maneira distinta na produção dos veículos, e isso também pode influenciar o preço do seguro. Um exemplo clássico é o custo de manutenção do veículo, que pode variar bastante conforme o fabricante.

7 – Tipo de utilização do veículo

Para qual fim o veículo será utilizado? O uso particular é o mais comum, porém, atualmente há muitos casos de transporte por aplicativo, cuja a exposição ao risco e a tendência mais acelerada de desgaste do carro pode provocar uma elevação da tarifa de seguro.

O IPSA é o relatório mensal da TEx que traz dados inéditos do setor de seguros de automóvel no Brasil. Clique aqui para acessar o conteúdo completo.

Leia, por fim, a 29ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.