Valor do seguro auto volta a subir em abril e atinge maior patamar em 28 meses

Valor do seguro auto volta a subir em abril e atinge maior patamar em 28 meses

Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), estudo realizado pela TEx, leva em consideração o dataset com maior abrangência nacional, utilizado por mais de 20 mil Corretores

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga os números de Abril de 2023 do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o estudo, o índice geral de Seguro Auto apresentou crescimento, após queda em março, chegando a 7,0%. Com isso o índice apresenta aumento de 14,8% no acumulado dos últimos 12 meses. Já na comparação com o mês anterior, houve alta de 6,1% em abril. Para baixar o IPSA completo acesse o link. Esse é o maior patamar dos últimos 28 meses, desde que o Índice foi criado pela TEx.

Segundo Emir Zanatto, CEO da TEx, essa alta de 6,1% no último mês deve-se, em grande parte, ao recente aumento de casos de roubo e furto de veículos em regiões de grande importância para o mercado, como em São Paulo. “Para se ter ideia, no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado, tivemos 12,7% de crescimento em ocorrências de roubo e furto em São Paulo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública”.

O executivo ainda destaca que o aumento do IPSA ocorreu em quase todas as regiões do país analisadas pela TEx, “principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, líderes em volume do índice”.

O IPSA em abril apresentou crescimento para o gênero masculino, 8,2%, já para o sexo feminino houve estabilidade, permanecendo em 5,8%.  “Os números mostram que a distância entre os gêneros aumentou ainda mais, com os homens pagando 36,2% a mais que as mulheres”.

O estado civil também influencia no valor do seguro automóvel. De acordo com o IPSA, homens solteiros pagaram em média 11,7% no seguro de automóvel, sendo 86% mais caro em comparação aos homens casados, que pagaram 6,3% em média. Já entre as mulheres, a distância entre solteiras e casadas é menor: 29,1%.

Observando o IPSA por faixa etária, o executivo destaca que o aumento do índice geral afetou de forma similar todas as faixas etárias. “O destaque fica para a faixa entre 46 e 55 anos, que cresceu 7,9% no último mês”.

Dados regionais

A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. “Ao analisar por região, podemos observar que a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e de São Paulo pagaram 7,9% (do valor do seguro do carro), quase o dobro da Região Metropolitana de Belém, que paga, em média, 4,3% (do valor do seguro do carro)”.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Especificamente na cidade de São Paulo, o IPSA revela que o seguro na Zona Leste é 70% superior à região central. Já no Rio de Janeiro, a distância entre os extremos foi ainda maior, a Zona Norte pagou o dobro da Zona Sul. Na capital mineira, a Zona Oeste é 50% mais cara que o Centro, região mais barata da cidade. Já em Recife, a Zona Sudoeste, maior preço, foi 30% mais cara que a Zona Norte, segundo maior preço.

Em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, ferramenta mais usada pelas Corretoras de Seguros no País, o Chevrolet Onix segue na liderança com 6,6% do volume total, seguido pelo Hyundai HB20 com 5,0% e o Hyundai Creta com 3,2%. Vale lembrar que o top 10 dos carros mais cotados representa 32,5% do total de automóveis cotados no mês de abril.

Em relação à análise do IPSA de veículos híbridos, elétricos e à combustão com até dois anos de idade, os veículos de propulsões alternativas tiveram pequena participação no mercado geral em abril, representando 2,7%.

Outro ponto destacado pelo executivo é justamente a variação do índice de veículos a diesel, que apesar da queda, se manteve no topo com 5,4%, tendo se aproximado da gasolina, que permaneceu em 5,0%. Já o índice de elétricos cresceu 22% e se aproximou do patamar dos motores à combustão. “Historicamente, os índices de propulsões alternativas são menores que os de veículos à combustão. Isso ocorre em grande parte por conta da manutenção mais simples e dos riscos menores de roubo e furto dos veículos híbridos e elétricos”.

Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em treze indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por estado civil, IPSA por população, IPSA por região, IPSA por idade do veículo, IPSA por tipo de Seguro, IPSA por valor da tabela Fipe, Ranking de mais Cotados por Combustíveis, Ranking de Carros Elétricos Mais Cotados, Ranking de Carros Híbridos mais Cotados, Comparativo do IPSA por Combustível, e Ranking de carros mais cotados pelo TELEPORT.

“Somos hoje a empresa com maior volume de dados e maior penetração no país e as Corretoras de Seguros e Seguradoras utilizam as soluções da TEx diariamente. Essa penetração possibilitou a criação do Índice de Preços do Seguro Automóvel. O IPSA traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil”, revela Emir Zanatto, CEO da TEx.

Para baixar o Índice de Preços do Seguro Automóvel completo acesse o link

Redes sociais

TEx – Instagram, Facebook, LinkedIn

Leia, por fim, a 32ª edição da revista:


Seguro Nova Digital #32







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.