Seguro auto apresenta queda em março após três meses de alta

Seguro auto apresenta queda em março após três meses de alta

Estudo realizado pela TEx leva em consideração o dataset com maior abrangência nacional, utilizado por mais de 20 mil Corretores

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga os números de Março de 2023 do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o estudo, o índice geral de Seguro Auto apresentou redução, após três meses de alta, chegando a 6,6%. Apesar da diminuição, o índice apresenta aumento de 13,8% no acumulado dos últimos 12 meses. Já na comparação com o mês anterior, houve queda de 1,5% em março. Para baixar o IPSA completo acesse o link.

Segundo Emir Zanatto, CEO da TEx, nos últimos meses o IPSA vinha em um movimento de alta, devido ao aquecimento do mercado de veículos usados e seus efeitos nos preços e nas taxas de roubo e furtos, porém essa redução sinaliza “mais um cenário de estabilidade do que uma tendência de redução”, explica o executivo.

Para o executivo, o principal motivo por trás da manutenção da taxa é “uma maior convergência no mercado, após absorção e cálculo dos fatores como aquecimento do mercado de usados e taxas de roubo e furto, por exemplo, além de uma freada no aumento dos preços da tabela Fipe”.

O IPSA em março se manteve constante para o gênero masculino, 7,3%, ao mesmo tempo em que apresentou queda de 3,3% para as mulheres.  “A distância entre os sexos nunca esteve tão grande nos últimos 12 meses, com os homens pagando 25,9% a mais que as mulheres”.

O estado civil também influencia no valor do seguro automóvel. De acordo com o IPSA, homens solteiros pagaram em média 10,7% no seguro de automóvel, sendo 70% mais caro que para homens casados, que pagaram 6,3% em média. Já entre as mulheres, a distância entre solteiras e casadas é menor 25,5%.

Observando o IPSA por faixa etária, o executivo destaca que a redução do índice geral afetou de forma similar quase todas as faixas etárias. “A exceção foi para a faixa dos 18 aos 25 anos que teve aumento de 1,8%”.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Dados regionais

A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. “Ao analisar por região, podemos observar que a Região Metropolitana do Rio de Janeiro pagou 7,4% (do valor do seguro do carro), aproximadamente 72,1% a mais em comparação a Região Metropolitana de Belém, que tem o valor do seguro na casa dos 4,3%”.

Especificamente na cidade de São Paulo, o IPSA revela que o seguro na Zona Leste é 70% superior à região central. Já a Zona Sul de Belo Horizonte e de Recife tiveram os menores índices, respectivamente 3,9% e 4,6%. Na capital fluminense, a Zona Norte segue com o maior índice (8,6%) enquanto a Zona Sul do Rio de Janeiro obteve o menor valor (4,6%), apresentando uma diferença de 87%.

Em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, ferramenta mais usada pelas Corretoras de Seguros no País, o Chevrolet Onix segue na liderança com 6,4% do volume total, seguido pelo Hyundai HB20 com 5,5% e o Hyundai Creta com 3,4%. Vale lembrar que o top 10 dos carros mais cotados representa 33,2% do total de automóveis cotados no mês de março.

Em relação à análise do IPSA de veículos híbridos, elétricos e à combustão com até dois anos de idade, os veículos de propulsões alternativas tiveram pequena participação no mercado geral em março, representando 2,7%.

Outro ponto destacado pelo executivo é justamente a variação do índice de veículos a diesel, que se manteve no topo com 5,7%, tendo se distanciado da gasolina, que caiu 2%. Já o índice de elétricos, mesmo com queda de 4,7%, superou o de híbridos no último mês. “Historicamente, os índices de propulsões alternativas são menores que os de veículos à combustão. Isso ocorre em grande parte por conta da manutenção mais simples e dos riscos menores de roubo e furto dos veículos híbridos e elétricos”.

Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em treze indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por estado civil, IPSA por população, IPSA por região, IPSA por idade do veículo, IPSA por tipo de Seguro, IPSA por valor da tabela Fipe, Ranking de mais Cotados por Combustíveis, Ranking de Carros Elétricos Mais Cotados, Ranking de Carros Híbridos mais Cotados, Comparativo do IPSA por Combustível, e Ranking de carros mais cotados pelo TELEPORT.

“Somos hoje a empresa com maior volume de dados e maior penetração no país e as Corretoras de Seguros e Seguradoras utilizam as soluções da TEx diariamente. Essa penetração possibilitou a criação do Índice de Preços do Seguro Automóvel. O IPSA traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil”, revela Emir Zanatto, CEO da TEx.

Para baixar o Índice de Preços do Seguro Automóvel completo acesse o link

Leia, por fim, a 31ª edição da revista:


Seguro Nova Digital #31







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.