Seguro mantém transportadoras em atividade

Especialista destaca a importância do seguro de transporte na manutenção das empresas

O roubo de carga já encerrou as atividades de milhares transportadoras no Brasil. O seguro de transportes de carga visa justamente auxiliar a operação dos transportadores, trazendo conforto e amparando em qualquer intercorrência coberta por sua apólice de seguros.

Nos últimos dois anos, houve uma redução de 9,1% nos roubos e furtos reclamados em todo o território nacional, sendo registradas cerca de 13 mil ocorrências de carga somente em 2022.

A região Sudeste do país é a que mais sofre com as ocorrências, carregando 85,18% dos roubos e furtos registrados. Enquanto isso, a região Sul está em segundo lugar com 6,12% e é seguida pelas regiões Nordeste (4,66%), Centro Oeste (2,81%) e Norte (1,23%).

O maior índice também se torna proporcional a quantidade de embarques realizados por região. Em um cenário desafiador, o seguro mostra a sua relevância na redução destes números.

“Além de trazer segurança ao segurado de que sua empresa poderá continuar suas atividades mesmo após a ocorrência de sinistro, eliminando os riscos de abertura de falência, por exemplo, nós possuímos amplo conhecimento e base de dados a fim de contribuir com o gerenciamento de risco adequado a cada operação, independente da mercadoria, rotas e valores envolvidos”, pontua Vanessa Mendonça, Diretora de Subscrição Transportes e Marketing & Branding na Albatroz MGA.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

A especialista afirma que o gerenciamento de risco é a maneira mais efetiva de mitigar as perdas. Isso porque determinadas regras de reduzem as chances do vazamento das informações sobre o que está sendo transportado por um determinado caminhão. Enquanto isso, outras inibem a ação dos meliantes, pois eles ficam sabendo que aquela determinada empresa possui rastreamento, iscas, monitoramento e outras medidas de GR.

As quadrilhas também estão informadas e atualizadas. Elas sabem quais empresas não seguem uma regra de GR adequada e conhecem as “janelas” existentes em que eles podem avançar para cometer o crime. Por isso um bom e atualizado gerenciamento de risco inibe inclusive suas ações futuras.

“A Albatroz MGA atua fortemente com os segurados e corretoras para que estas regras estejam sempre adequadas e atualizadas. Gostamos de estar próximos da equipe do segurado para que juntos possamos identificar melhorias e otimizar a operação do cliente. Temos, inclusive, nossa torre de controle, a Albatroz LOG Utility, que visa espelhar o gerenciamento das grandes operações sem custo adicional ao segurado, garantindo assim maior assertividade e agilidade nas respostas de GR”, conclui Vanessa.

Leia, por fim, a 34ª edição da revista:





©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.