O turismo retoma em grande escala após o período de queda decorrente das medidas de proteção contra a Covid-19 e suas variantes. O aumento das viagens pelo mundo repercute em setores da economia como o de seguros. Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a procura pelo produto cresceu 230% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Na análise de Erick Lorga, Gerente Nacional de Corretoras da Coris Brasil, o corretor é o maior responsável em distribuir o seguro aos viajantes. Para isso, o profissional precisa ter uma companhia que dê o suporte necessário para o desenvolvimento da sua carteira.
Em entrevista exclusiva, Lorga conta que, por entender as dores do corretor, ele implementa ações dentro da Coris para auxiliar o seu cotidiano e oferecer vantagens exclusivas de ser um parceiro da empresa.
Seguro Nova Digital – O seguro viagem pode ser facilmente contratado em estandes espalhados pelos aeroportos ou por uma breve pesquisa na internet. De que maneira a Coris enxerga valor no corretor para intermediar essa negociação?
Erick Lorga – Não enxergamos o corretor como ponto de venda de produtos de varejo. Ele é, na verdade, um gerador de oportunidades, independentemente do lugar onde esteja. Nesse sentido, a Coris tem material humano para viabilizar o negócio, seja por meio da tecnologia ou pelo modelo convencional de vendas.
SND – Atualmente, a companhia disponibiliza também um seguro viagem específico para esse profissional. Comente um pouco mais sobre essa iniciativa.
EL – Eu já estive do outro lado e entendo quais são as deficiências na relação entre seguradora e corretor. A Coris tem a característica de formatar projetos e, por isso, trouxe para cá algumas ideias que eu não consegui implementar em outras companhias.
Uma delas é o canal de afinidades da Coris com o corretor. É uma forma de conhecer o negócio experimentando ele com um preço fora da realidade do mercado. O corretor viaja muito e damos esse apoio desde o pequeno até o de grande porte. Ninguém faz uma afinidade com o corretor com o excelente custo que disponibilizamos.
SND – Embora seja uma carteira importante para o setor de seguros, poucos corretores possuem o apetite para entrar nesse segmento. Como despertar o interesse desses profissionais?
EL – Esse é o mantra do meu dia dia: despertar o interesse do corretor. No Brasil, é um trauma do mercado ajudar os profissionais a vender outros produtos que não seja o automóvel.
O que eu costumo dizer é: o seguro viagem proporciona uma excelente transição de carteira. No pós-pandemia, percebe-se um aumento expressivo na procura pelo produto. Quem procura um seguro como esse tende a se interessar pelo investimento em seguro de vida, por exemplo.
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SND – Quais os benefícios o corretor tem ao se tornar um parceiro da companhia?
EL – O nosso sistema é fácil e intuitivo, porque foi desenvolvido, a princípio, para atender demandas de turismo. A praticidade de gerar cálculos e negócios é absurda, a ponto de o corretor conseguir cotar no portal da Coris por meio do seu celular. Além disso, ainda estendemos a linha de contratação a um portal White Label customizado por onde é possível vender o seguro.
O cliente contrata com facilidade e por intermédio do corretor. Temos, ainda, um atendimento especializado que não existe hoje no mercado. O diferencial está nesses colaboradores oficiais da Coris que fazem o atendimento do principal patrimônio do corretor e da seguradora: o segurado.
Por fim, o profissional terá todo o nosso portfólio disponível para o seu consumo, com descontos exclusivos, como dito anteriormente.
SND – O seguro é uma forma de se resguardar e se prevenir de riscos que todo mundo está exposto durante uma viagem. Como você avalia a importância do corretor após a contratação do seguro?
EL – Aqui na Coris o corretor se envolve muito pouco nesse processo. A gente faz toda a parte do atendimento com o segurado, que nos deixa informados da sua situação. Dentro da nossa central temos um corpo médico para realizar as avaliações. Em seguida, fazemos a análise de sinistro e, se houver processos que envolvam pagamentos por parte do cliente, fazemos de forma ágil.
Tudo é feito dentro de casa e isso é um grande diferencial. O mercado vive uma crise de atendimento às pessoas, com dificuldade de mão de obra qualificada. Eu não tenho esse problema aqui, pois todos os colaboradores são CLT e estão alinhados com os valores da companhia.
O avanço tecnológico também nos move. Recentemente implantamos uma ferramenta de teletriagem que só o Hospital das Clínicas de São Paulo possui. O objetivo é aferir a pressão arterial e a saturação para ter um diagnóstico mais assertivo e encaminhar ao segurado com mais brevidade e certeza clínica o que ele está precisando.
SND – Esta entrevista vai circular no CONEC, o maior evento do mercado de seguros da América Latina. Deixe sua mensagem aos participantes.
EL – A Coris pode apoiar o corretor a desbravar novos mercados, no ponto mais tecnológico possível e com a qualidade de atendimento exemplar. A Coris só trabalha com Seguro Viagem e, por ser especializada em uma única carteira, você precisa conhecê-la.
Leia, por fim, a 36ª edição da revista: